.

Em pauta, a��es contra a reestrutura��o do �rg�o (decreto presidencial n� 7.056, de 28/12/09) que extinguiu 15 unidades da Funda��o em todo o pa�s, inclusive a de Goi�s

Na tarde desta segunda-feira, dia 4 de janeiro, a dire��o do Sintsep-GO se reuniu com servidores da FUNAI em Goi�s. Na pauta, a discuss�o sobre o decreto presidencial n� 7.056, de 28 de dezembro de 2009, que promoveu a reestrutura��o do �rg�o e extinguiu mais de 15 unidades da Funda��o em todo o pa�s, dentre elas a pr�pria Administra��o Executiva Regional de Goi�s.

Servidores, tanto de Goi�s quanto de v�rios estados do pa�s, demonstraram indigna��o e apreens�o diante da nova configura��o da autarquia, que vai remanejar trabalhadores(as) para outros estados, ou transfer�-los para outros �rg�os. Buscando reverter este quadro, o Sintsep/GO – em conjunto com os parlamentares Mauro Rubem (dep. estadual PT/GO) e Pedro Wilson (dep. Federal PT/GO) – prepara nesta ter�a-feira (5) a��o na Assembl�ia Legislativa de Goi�s, a fim de obter apoio contra a iniciativa do governo. “Vamos apresentar um documento, escrito pelos servidores da Funai em Goi�s, que descreve a import�ncia da atua��o desta unidade no contexto da pol�tica indigenista brasileira. Como � que o governo afirma querer reestruturar a Funai, se est� desestruturando-a em v�rios estados do pa�s?”, critica o presidente do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues.

Outra a��o patrocinada pelos servidores ser� uma caravana � Bras�lia, na quarta-feira (6), integrada por diversas etnias ind�genas que tamb�m v�o protestar contra a nova configura��o do �rg�o que – caso n�o seja alterada – ir� dificultar sobremaneira a assist�ncia aos povos ind�genas de v�rias regi�es do Brasil.

Fonte: Sintsep-GO