O sindicato é um instrumento histórico e indispensável na luta de classes e na organização dos trabalhadores e trabalhadoras enquanto categorias.Aos 23 de abril de 1989 fundou-se no Estado de Goiás o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Publico Federal, o Sintsep-GO. Fruto de uma luta que começou ainda sob o regime militar que proibia aos funcionários públicos a organização sindical. A Constituição de 1988 restituiu esse direito aos trabalhadores e trabalhadoras dessa categoria.

Com um número pequeno de cinqüenta e seis filiados o Sintsep-GO teve a sua primeira sede provisória em uma sala alugada e depois, em duas casas também alugadas.

Aos cinco de dezembro de 1996 o Sintsep-GO já contava com 4.124 filiados e com sede própria no coração da capital goiana. Um ano depois o número de filiados alcançava o expressivo número de 5843, o que faz do Sintsep-GO um dos mais representativos do Estado e do País.

Em todas as grandes lutas populares o Sintsep-GO tem estado presente com força. Na luta pela terra, no combate às epidemias, na moralização do serviço público, na causa dos aposentados e, sobretudo, na grande briga para eleger um trabalhador Presidente da República, o sindicato tem dado uma contribuição decisiva!

Colecionamos vitórias, como também crescemos na coragem de enfrentar quaisquer desafios pela justiça e igualdade de todos em nosso país!