.

O Sintsep-GO, com apoio do deputado Estadual Mauro Rubem (PT-GO) conseguiu agendar reunião com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, para tratar questões que vêm prejudicando servidores da Funasa (Fundação Nacional de Saúde). A reunião, da qual participa também a Condsef, ocorre no próximo dia 17, terça-feira. Na ocasião, as entidades voltarão a cobrar solução para a situação funcional de servidores cedidos a estados e municípios e descentralizados. Os representantes dos servidores querem debater também problemas com o Projeto de Lei (PL) 3.958/08, que prevê a criação de novas secretarias para o Ministério da Saúde (MS). A onda de desmonte que vem sendo promovida em órgãos como Funasa, Incra, Ibama, Iphan, e outros, será combatida.

Também na próxima semana, Sintsep-GO e Condsef bucam também uma reunião com o relator do PL 3.958, deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO). As entidades querem buscar apoio do relator, uma vez que a discussão para a fragmentação da Funasa vem sendo feita sem levar em consideração as reivindicações dos servidores. Funasa e MS, que vêm se recusando a receber a Condsef para tratar o tema, já têm um grupo de trabalho (GT) discutindo formas de tirar a saúde indígena das atribuições da Funasa. Os trabalhadores, interessados diretos no tema, precisam saber as intenções do governo e devem dar sua opinião no processo.

Resultado está em investimento
Categoria deve ficar atenta. Os servidores sabem que a fragmentação da Funasa não é a saída para os problemas que se acumulam no órgão. Para melhorar o atendimento aos povos indígenas o governo não precisa aprovar o PL 3.968. O investimento na reestruturação da Funasa é o caminho óbvio. Ao invés de investir em mais cargos de DAS, o governo deveria promover a abertura de concursos, substituindo também os cerca de 14 mil terceirizados por servidores de carreira.

Sintsep-GO e Condsef defendem que a reestruturação da Funasa passe pela criação de um plano de carreira para o setor da Saúde. A entidade defende ainda o retorno das ações de vigilância em saúde para a Funasa.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef