.

Seguindo a tend�ncia de recuo nos processos de negocia��o, a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Minist�rio do Planejamento deixou mais uma categoria inconformada. Os servidores do Minist�rio do Trabalho e Emprego (MTE) sa�ram de reuni�o realizada na segunda-feira, 8, certos de que devem retomar a mobiliza��o do setor. No ano passado, a categoria protagonizou um forte movimento grevista em defesa do atendimento de uma pauta de reivindica��es que envolvia a negocia��o de um plano de carreira espec�fico. O movimento foi interrompido, pois o Planejamento apresentou um calend�rio de negocia��es que terminaria em 22 de fevereiro culminando com a apresenta��o de uma proposta formal para os servidores. O pr�prio Planejamento solicitou adiar para o dia 8 a apresenta��o da proposta. No entanto, o que voltou a apresentar foi uma id�ia para implantar carreiras transversais.

Sem atendimento da pauta que gerou o fim do movimento de mobiliza��o no MTE, os servidores v�o decidir se retomam a paralisa��o por tempo indeterminado. Assembl�ias nos estados v�o acontecer j� a partir dessa semana. A categoria tem tamb�m um encontro setorial agendado para o pr�ximo dia 13 que acontece na sede da Condsef em Bras�lia.

O desrespeito com que foram tratados no Planejamento ser� debatido no encontro. Um calend�rio de atividades deve ser votado e inclui paralisa��es de 48 horas nos dias 18 e 19. A categoria deve votar tamb�m um indicativo de greve por tempo indeterminado. Depois de depositar confian�a no processo de negocia��o com o governo, os servidores do MTE encararam a apresenta��o de proposta de carreira transversal como um flagrante desrespeito. O acordo para o fim do movimento de paralisa��o da categoria envolvia a discuss�o de uma carreira espec�fica. A aus�ncia de proposta traz de novo um impasse ao processo de di�logo com o governo e frustra o processo de negocia��o.

A participa��o nas assembl�ias � fundamental. Os servidores n�o podem deixar que seja implantada uma proposta que retoma os tempos de Bresser Pereira e prioriza o Estado M�nimo. A carreira transversal privilegia cargos de n�vel superior e j� foi apresentada pelo governo durante a Confer�ncia Nacional de Recursos Humanos, realizada pelo Planejamento em 2009. De acordo com a SRH, os demais n�veis s� seriam debatidos no pr�ximo governo. A proposta deve criar v�rias carreiras dentro de um mesmo �rg�o, o que divide a categoria.

Com um quadro insuficiente de trabalhadores e condi��es de trabalho inadequadas, os servidores do MTE ainda registram a pior remunera��o da administra��o p�blica. Esse quadro gera uma grande evas�o de servidores, hoje na ordem de 40%, o que leva apenas a pior a situa��o j� dif�cil do setor e dificulta seu pleno funcionamento. A mobiliza��o, portanto, � o caminho para combater o sucateamento do �rg�o.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef