.

Uma reuni�o nesta quinta-feira (4) com representantes dos minist�rios do Planejamento, Previd�ncia, Sa�de, Trabalho e Emprego, Funasa, Condsef e CNTSS terminou sem conclus�o do relat�rio final do grupo de trabalho (GT) da Carreira da Previd�ncia, Sa�de e Trabalho (CPST). Uma das causas para emperrar a conclus�o do GT foi a indefini��o da Funasa sobre a quest�o que envolve racionaliza��o de cargos. A aus�ncia de dados referentes ao �rg�o impediu um debate mais profundo que pudesse gerar a conclus�o do relat�rio final deste GT. Uma nova reuni�o est� agendada para o dia 11 de mar�o e vai buscar encerrar essa etapa para dar in�cio a um efetivo processo de negocia��es.

Para dar agilidade � constru��o do relat�rio final, a Funasa se comprometeu a encaminhar os dados ao Planejamento ainda esta semana. Condsef e CNTSS tamb�m v�o receber os dados. As entidades tamb�m v�o construir seus pr�prios relat�rios para apresentar ao governo o que pensam sobre racionaliza��o de cargos, quest�es envolvendo classe, padr�o, progress�o e outros mecanismos que envolvem a constru��o de uma carreira.

Aten��o especial � CPST
Na reuni�o de hoje as entidades sindicais deixaram claro que n�o v�o abrir m�o de discutir a reestrutura��o remunerat�ria, n�o se limitando apenas �s quest�es t�cnicas. Como a metodologia do governo envolve a necessidade de conclus�o dos grupos de trabalho para s� ent�o dar in�cio ao efetivo processo de negocia��o, a Condsef solicitou que fosse dada aten��o especial � CPST. A entidade lembrou que outros setores est�o em fase mais avan�ada, j� tendo completado relat�rio de seus GT�s e o setor da Sa�de, Previd�ncia e Trabalho n�o pode ficar sem defini��o sobre os insumos que v�o ajudar no processo de negocia��o.

Por ser ano eleitoral, o governo tem at� abril para encaminhar projetos para vota��o no Congresso Nacional e que envolvam impacto or�ament�rio. Os servidores da CPST devem permanecer atentos e mobilizados. A uni�o e press�o em torno do atendimento da pauta de reivindica��es ser� o grande diferencial para que o governo tire do papel demandas ainda n�o atendidas.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef