.

Servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) realizaram nesta sexta-feira (10) um seminário sobre a reestruturação da carreira do Meio Ambiente. Representantes de mais de dez estados se uniram na discussão dos problemas que afetam hoje a carreira e vêm enfraquecendo as instituições ligadas ao meio ambiente. As resoluções levantadas no seminário serão divulgadas ao longo desta semana.

Neste final de semana, servidores da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) de todo o Brasil participaram, em Brasília, do encontro do setor. Caravanas de diversos estados estiveram presentes na capital e, como desdobramento da atividade, realizam, nesta segunda-feira (13), manifestação na Esplanada dos Ministérios em defesa do órgão. Recentemente, a categoria vem enfrentando novas ameaças que podem levar à extinção da Funasa. Os servidores vão protestar contra o Projeto de Lei 3.958.

O Projeto
Enviado em 29 de agosto ao Congresso Nacional pelo ministro José Gomes Temporão, o projeto propõe a criação de seis novas secretarias no Ministério da Saúde. O objetivo do PL 3.958 é substituir as ações hoje desenvolvidas pela Funasa com saúde do índio e saneamento básico em municípios de até 50 mil habitantes.

Uma audiência vai ser solicitada pela Condsef para que o ministro explique o envio desse projeto ao Congresso. Além de cobrar uma audiência, a Condsef quer também uma explicação para o envio de outros projetos apoiados por Temporão. Entre eles está o PLP 92/07. O projeto possibilita a criação de fundações estatais de direito privado e ameaça a soberania do Estado em serviços essenciais à população como saúde e educação, entre outros setores estratégicos.

Fonte: Sintsep/GO com Condsef