.

Maioria dos servidores do Executivo vai debater em assembleias participação em greve geral no dia 9 de novembro

Com a participação do Sintsep-GO, o Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da Condsef se reuniu nesta quinta, dia 6, para debater a conjuntura que impõe uma série de ameaças a direitos da classe trabalhadora e apontam para um grave desmonte do Estado. Representantes de treze estados (AM, AP, BA, CE, GO, MA, MG, PA, PE, RJ, RS, SE, TO) e do Distrito Federal definiram um calendário de mobilização e de atividades para continuar resistindo a esses ataques. O mês de outubro será dedicado a realização de assembleias por local de trabalho onde o foco será o debate sobre a adesão a uma greve geral no dia 9 de novembro.

Entidades filiadas à Condsef também vão participar de reuniões unificadas em seus estados convocadas pelas centrais sindicais e pelo fórum dos federais para organizar a mobilização em torno da greve geral. Já na próxima semana, nos dias 10 e 11, Condsef e filiadas participam de atividades no Congresso Nacional contra a PEC 241/16, uma bomba relógio que pode travar o País por pelo menos 20 anos. Confira aqui estudo da assessoria jurídica da Condsef sobre o conteúdo da PEC.

Pautas específicas
O CDE também discutiu ações para cobrar soluções de assuntos específicos. Nos próximos dias a Condsef vai procurar o Ministério da Saúde para cobrar providências sobre questões ligadas ao Instituto Evandro Chagas referentes a plantões em finais de semana e insalubridade. Ainda vai buscar junto ao MS informações sobre a possível reestruturação do Datasus. Filiadas devem promover assembleias com os servidores do Datasus tendo como tema central essa reestruturação. A Confederação também vai cobrar o Ministério da Cultura providências com relação ao plano de saúde dos servidores do Ibram. O CDE também aprovou a realização de um seminário sobre organização sindical que deve acontecer na sede da Condsef, em Brasília, no dia 10 de novembro.

O encontro das entidades também ratificou a aceitação da maioria dos empregados da Ebserh do ACT 2016/2017 da categoria. A Condsef aguarda agenda no Tribunal Superior do Trabalho (TST) para o fechamento da redação final do texto do ACT. Além dos debates de temas específicos, o CDE concluiu seu encontro tratando de demandas relativas ao XII Congresso da Condsef que acontece de 3 a 8 de dezembro em Cuiabá-MT. O congresso que é a maior instância deliberativa da Condsef acontece em um momento importante da história dos trabalhadores e deve focar na importância da preservação da unidade e da democracia para assegurar a manutenção de direitos adquiridos e a conquista de avanços necessários para o fortalecimento da sociedade. A programação definitiva do XII Concondsef será debatida em reunião da comissão de organização do Congresso que vai acontecer de 19 a 21 deste mês.

Quadro de lutas
Em todo o Brasil devem continuar sendo amplamente debatidos os riscos da flexibilização e retirada de direitos da classe trabalhadora, a entrega do pré-sal ao capital estrangeiro comprometendo a soberania nacional, os constantes ataques aos serviços públicos impondo uma política neoliberal que prioriza a privatização e o Estado Mínimo, e outros riscos. É preciso ainda reforçar nossa agenda positiva que inclui a redução da jornada de trabalho, sem redução de salário e com geração de emprego, preservação de direitos trabalhistas, contra uma nova reforma da Previdência, também a luta em defesa dos serviços públicos. É preciso reagir agora para que a classe trabalhadora não pague caro pelos prejuízos de uma política de governo entreguista e equivocada. Contra retrocessos. Nenhum direito a menos. Nenhum passo atrás.

Sintsep-GO com informações da Condsef