.

Preparando o terreno para um debate que vai apontar as principais bandeiras de luta dos servidores federais em 2009, a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) deu início a sua 6ª Plenária Estatutária. O encontro reúne, em Porto Alegre, mais de duzentos delegados sindicais eleitos por servidores em todo o país. A delegação do Sintsep/GO participa dos debates com 05 delegados. Nesta quinta-feira (05), as assessorias econômica e jurídica da Condsef apresentaram estudos e levaram à reflexão de temas que devem influenciar a vida da categoria nos próximos anos. Foi fortemente combatida a idéia de que os servidores podem ter reajustes ameaçados pela crise econômica. Os debates deixam claro que a categoria não aceita pagar por uma crise do sistema capitalista e vai exigir o cumprimento de todos os acordos firmados pelo governo.

Os participantes da Plenária comentaram o significado importante da presença de mais de 35 mil pessoas à 5ª Marcha da Classe Trabalhadora, na Esplanada dos Ministérios. A atividade foi apontada como termômetro que mostra o grau de comprometimento dos trabalhadores com a luta em defesa de seus direitos.

Também na quinta, as assessorias técnicas da Condsef detalharam as medidas provisórias (MPs) que trouxeram reajustes há milhares de servidores públicos. O objetivo é que os delegados voltem para seus estados com informações que possam ajudar a solucionar dúvidas de outros servidores.

Combate ao desmonte do setor público
Nos próximos dias, os participantes da Plenária vão discutir os problemas gerados pelo desmonte de órgãos públicos como Incra, Ibama, Cultura, Funasa, e vários outros. A política de reestruturação do governo está sendo questionada já que as ações não têm trazido qualquer benefício para a melhora dos serviços públicos brasileiros.

A 6ª Plenária da Condsef termina no sábado, dia 6, quando uma agenda deve ser construída para conduzir a luta dos servidores em 2009.

Fonte: Sintsep/GO com Condsef