.

A Condsef voltou ao Ministério do Trabalho (MTE), onde participou de debate para construção de uma carreira ou plano de cargos para os servidores do órgão. Nesta quinta-feira, dia 24, representantes sindicais e do governo se reuniram para definir parâmetros necessários para se criar uma proposta. Entre os pontos que foram abordados estão, por exemplo, os valores referentes ao piso e teto das tabelas salariais. Diretrizes gerais como a racionalização de cargos, a unificação de carreira administrativa e o desenvolvimento e formação dos servidores também compõem o debate. O governo se comprometeu a reunir dados, construir uma proposta e encaminhar para análise das entidades sindicais antes da próxima reunião, prevista para 20 de agosto.

Ainda durante a reunião, foi discutida a possibilidade de unificar a carreira do MTE com transposição de servidores lotados no PGPE (Plano Geral de Cargos do Poder Executivo), CSST (Carreira da Seguridade Social e do Trabalho), CPST (Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho), além de servidores administrativos requisitados.

Outro ponto discutido é o de se criar uma gratificação por titulação, o que traria benefício àqueles servidores que possuem formação acadêmica superior que auxilie no trabalho desenvolvido em seu cargo efetivo.

Uma vez definida, a proposta será encaminhada pelo ministro do Trabalho, Carlos Luppi, diretamente ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Luppi, que defende a criação de uma carreira específica para o MTE, deverá solicitar ao Planejamento a implantação urgente do plano.

Fonte: Sintsep/GO com informações da Condsef