.

A Condsef esteve no Minist�rio do Trabalho e Emprego (MTE) nesta ter�a-feira, dia 3, participando de uma reuni�o que deveria ter contado com a presen�a do ministro Manoel Dias. No entanto, o ministro n�o participou alegando incompatibilidade na agenda. Representaram o MTE o chefe de Gabinete, Rodrigo Minotto, o assessor especial, Nilton Fraiberg e o coordenar-geral de Recursos Humanos, Luis Eduardo Lemos. Al�m da Condsef estiveram presentes representantes dos servidores do MTE em Bras�lia, o Sindsep-DF e a CUT.

A Confedera��o cobrou retorno sobre a pauta de reivindica��es que foi protocolada no MTE em julho. Na ocasi�o os representantes do governo disseram que dariam retorno aos trabalhadores no dia 16 de agosto, o que n�o aconteceu. Foi informado que o minist�rio ainda n�o tem posi��o oficial sobre nenhuma das quest�es contidas no of�cio. A Condsef ent�o prop�s que uma mesa permanente no formato da existente na Sa�de aconte�a tamb�m no MTE para buscar solu��es para quest�es espec�ficas da categoria.

Os representantes do minist�rio disseram que o ministro est� aberto ao di�logo e que concordam que ele deve ser permanente. A Condsef acrescentou que entende que n�o h� vontade pol�tica para resolver quest�es internas no MTE uma vez que muitos problemas se arrastam por anos e a pauta de reivindica��es � antiga. O MTE ent�o sugeriu que um representante dos trabalhadores fosse indicado para que acompanhe o andamento da pauta j� apresentada enquanto n�o � formalmente criada uma mesa permanente de negocia��es. Foi acordado entre os presentes o nome do diretor da Condsef, Rog�rio Expedito, para acompanhar essa pauta at� a cria��o de uma mesa permanente.

Na reuni�o os servidores do DF cobram ainda solu��o para uma situa��o que tem prejudicado as condi��es de trabalho de muitos. Uma reforma em alguns setores do minist�rio est� trazendo problemas de sa�de e dificuldades de perman�ncia no local a muitos trabalhadores. Os representantes do MTE se comprometeram a avaliar a situa��o e buscar uma solu��o at� a pr�xima semana para amenizar a situa��o nos setores mais atingidos.

Fonte: Condsef