.

O Sindicato dos Trabalhadores no Servi�o P�blico Federal em Goi�s (Sintsep-GO), conforme delibera��o de sua Plen�ria Sindical de Base do �ltimo dia 18 de outubro de 2013, reafirmando sua condi��o de entidade classista independente, dirigida por sua Base � sem qualquer tipo de atrelamento, depend�ncia ou postura que denote subjuga��o da classe trabalhadora ao aparato pol�tico, econ�mico e ideol�gico governamental � vem por meio deste documento expressar seu p�blico apoio aos diversos movimentos sociais que, atualmente, tem se insurgido contra determina��es pol�tico-econ�mico advindas de inst�ncias governamentais � Federal, Estaduais e Municipais � cuja pr�tica pol�tica n�o tem sido validada socialmente como promotora de avan�os consistentes para a classe trabalhadora.

Destes movimentos, em espec�fico, o Sintsep-GO aponta a mobiliza��o dos professores do Munic�pio de Goi�nia, integrado por mais de 80% da categoria, com forte impacto social. A empatia e organiza��o dos professores � no processo de ocupa��o da C�mara Municipal de Goi�nia, tornando-a, de fato, a Casa do Povo, foi diretamente proporcional a inabilidade e a falta de tato do poder P�blico � Executivo e Legislativo � para lidar com a situa��o.

Da mesma forma, o Sintsep-GO apoia as lutas dos companheiros dos Movimentos Sociais do Campo em Luta Unificada, composto por entidades como Fetaeg, MCP, MST, Fetraf-GO e MBRT, que reivindica por parte dos governos, em linhas gerais, a cria��o de um plano estrutural para a agricultura camponesa familiar, favorecendo a produ��o e comercializa��o de alimentos saud�veis; a cria��o de um programa habitacional rural complementar ao Programa Nacional de Habita��o Rural (j� existente); infraestrutura para as estradas vicinais; compra p�blica da produ��o advinda da agricultura familiar; regulariza��o fundi�ria e fortalecimento dos programas j� existentes, voltados para a agricultura camponesa familiar e para o pequeno produtor.

Al�m disso, o Sintsep-GO apoia integralmente a recontextualizada campanha do �Petr�leo � nosso�, encampada por funcion�rios da Petrobr�s e pelos movimentos sociais, contra as privatiza��es na explora��o dos campos do pr�-sal, cujo carro chefe � a do campo de Libra � j� vem demonstrar o quanto seus efeitos s�o mal�ficos para todo o povo brasileiro. Enquanto o governo pede um lance m�nimo de R$ 15 bilh�es, o campo tem uma capacidade de produ��o que ultrapassa os R$ 3 trilh�es, remontando �s �pocas das criminosas privatiza��es promovidas pelo ent�o presidente Fernando Henrique Cardoso.

Independente da forma que governo �A� ou �B� se intitule, independentemente das bandeiras que ele diz defender institucionalmente, a classe trabalhadora brasileira est� cansada dos discursos demag�gicos que n�o se traduzem em a��es, em benef�cios reais, em gera��o de riqueza compartilhada para todos e todas. O Sintsep-GO tem a profunda cren�a de que a �nica ferramenta que o trabalhar possui para modificar sua realidade � a sua pr�pria organiza��o. Organiza��o esta que n�o deve estar submetida a nenhum tipo de aparelhamento ideol�gico-partid�rio, sob o risco de macular seus mais valiosos patrim�nios: a independ�ncia e a autonomia.

Esta entidade, filiada � CUT, reafirma categoricamente sua condi��o de entidade cutista de base. E, por isso mesmo, a BASE � o anseio das categorias representadas e presentes em sua constitui��o, bem como nos movimentos sociais � deve n�o somente ser contemplado, mas estar no comando de todas as suas a��es e decis�es.

Mais forte que qualquer identifica��o com o medo e com o passado, o movimento sindical deve escutar o clamor das ruas como quem antecipa o futuro, cujas ferramentas de constru��o ainda est�o sendo desenvolvidas. E como a arte, normalmente, � a vanguarda do futuro, �voc� n�o sente nem v�, mas eu n�o posso deixar de dizer, meu amigo, que uma nova mudan�a em breve vai acontecer, e o que h� algum tempo era jovem novo, hoje � antigo… e precisamos todos rejuvenescer� (Belchior � Velha Roupa Colorida).

GOI�NIA, 22 DE OUTUBRO DE 2013.
SINTSEP-GO.