Enquanto os trabalhadores hospitalares protocolaram pauta no último dia 27/12, empregados públicos da empresa de abastecimento solicitam suspensão da proposta em mediação, para formulação de novo acordo  

Com cinquenta e oito cláusulas foi protocolada, no dia 27/12, a proposta dos empregados e empregadas da Ebserh para o ACT 2023/2024, aprovada em plenária nacional, realizada no início de dezembro, em Brasília. No ofício enviado pela Condsef/Fenadsef, a entidade apresenta solicitação de agendamento da primeira reunião para início das negociações coletivas. A data base da categoria é o dia 1º de março.

Nos últimos anos os ACT´s dos empregados da Ebserh foram marcados por dificuldades e obstáculos que levaram os acordos para mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A expectativa é de que no próximo ciclo negocial empregados e direção da empresa consigam alcançar consensos que possam firmar o próximo acordo dentro do prazo da data base da categoria.   

Esse mês, após mediação junto ao TST, ficou confirmado que empregados terão reajuste de 11% em remuneração e também em benefícios, retroativos a 1º de março de 2022. O resultado foi fruto de um processo longo que contou com a força de muita mobilização e unidade da categoria em todo o Brasil. “Os protagonistas dessa luta são todos os empregados e empregadas da Ebserh”, pontuou Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef/Fenadsef.

Seguir na luta para vencer outras etapas
Entre as cláusulas contidas na proposta apresentada pela categoria está a utilização de cálculo do Dieese para recuperação de perdas salariais de períodos anteriores, a ser apresentado no momento da negociação. Outra demanda apresentada à empresa é a concessão de um reajuste linear de R$ 1.000,00 na tabela atual salarial de Assistentes Administrativos e Técnicos de Radiologia. “A categoria lutou e resistiu para vencer todas essas etapas. Seguiremos na luta para vencer outras etapas que virão”, acrescentou o secretário-geral da Confederação.

:: Confira aqui a íntegra da proposta dos empregados da Ebserh para o ACT 2023/2024

Conab
Já em relação à Conab, Fenadsef, Asnab e Fisenge encaminharam, no último dia 28/12, ofício ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, solicitando que sejam suspensas as negociações do ACT da Conab que está na 41º prorrogação e se arrasta há quatro anos. As entidades reforçam que a direção da empresa, após intransigir em temas sensíveis aos empregados ao longo de todo esse tempo de tentativas de negociações, agora propõe assinar o ACT sob condições que impõe a perda de direitos essenciais aos trabalhadores e trabalhadoras da empresa.

No ofício, as entidades explicitam que a Conab já se comprometeu com reposição salarial da categoria, “correspondente a 80% do IPCA, com descontos na forma da LC 173/2022”. O índice foi também proposto pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), corroborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), e prontamente acatado pelos empregados.

A categoria concorda com o texto apresentado pela Conab, desde que fiquem de fora a questão da saúde e outras controvérsias para que “sejam consignadas em ata negocial, conforme sugestão do próprio TST e do MPT”, segundo o ofício. A intenção é que o assunto seja tratado em reunião de mediação no TST, de modo que seja alinhado com as diretrizes do novo governo, com a transparência esperada.

O presidente da companhia, Guilherme Sanches Ribeiro, também recebeu ofício das entidades que informaram que assembleias da categoria devem ser convocadas para a primeira quinzena deste mês. Em outro documento, Ribeiro reitera compromisso de não assinar o contrato com a GEAP e aguardar que as orientações do novo governo, e da nova gestão do Mapa, sejam repassadas à Companhia.

Sintsep-GO com informações da Condsef/Fenadsef