.

Sintsep-GO apoia jovem carateca que já coleciona boas participações em campeonatos pelo país

O jovem Guilherme Pereira dos Reis, de 12 anos, e sua mãe, Luzinete Pereira dos Reis, já estavam desanimados quando atravessaram a faixada do Sintsep-GO. Haviam acabado de sair do escritório político de um deputado eleito, mas não conseguiram nada do que pleiteavam.

“Nós tínhamos ido lá pedir um apoio, um patrocínio para o Guilherme participar de um campeonato de caratê, em São Paulo”, conta a mãe.

O garoto é aficionado por lutas, dentre elas o caratê, do qual é praticante desde os nove anos. “O Guilherme ficou um ano no jujitsu, mas não gostou. Depois coloquei ele no taekwondo e no caratê, ao mesmo tempo. Ele optou pelo caratê e não parou mais”, conta, satisfeita, a tocantinense que já vive em Goiânia há 19 anos.

A vida da família não é fácil. Tendo passado por um processo de separação no início deste ano, dona Luzinete cuida de Guilherme e da irmã, Gabriela Pereira dos Reis, de oito anos. “Eu era vendedora, deixava os meninos com uma babá. Pouco tempo depois descobri que ela estava maltratando eles; parei de trabalhar para ficar com os meninos”.

Luzinete não queria entrar no Sintsep-GO, mas o garoto insistiu. “Vamos tentar aqui mamãe”.

-Ah não Guilherme, esse lugar parece um hospital!

Mas a coragem do garoto falou mais alto que a descrença da mãe. Recebidos por Marta, recepcionista da entidade, perguntaram pelo “dono do local”.

“Aqui é um sindicato. Sindicato dos Servidores Públicos Federais. O presidente é o senhor Ademar. Vocês passaram do lado dele, na porta”, explicou Marta.

De volta à saída, Guilherme contou sua história ao presidente do Sintsep-GO, que se sensibilizou com a luta do garoto. “Vamos apresentar seu pedido à direção. Assim que tivermos alguma resposta, vamos entrar em contato com sua mãe, ok?”.

-Ok!

A confirmação do patrocínio, no valor de R$ 200,00 foi recebida como se fosse uma verdadeira fortuna pela mãe de Guilherme. “Foi o dinheiro que precisamos para completar a passagem para o campeonato, lá em São Paulo”.

O garoto, treinado pela sensei Aline Melo, não fez feio! Ficou em 5º lugar, em competição nacional de caratê, no estado de São Paulo, da qual participou nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro, com o apoio do Sintsep-GO.

Dois anos atrás, em 2014, o atual faixa verde foi campeão no Rio de Janeiro e, em Brasília, conquistou o primeiro lugar na 1° Copa Gerardo Coelho Karatê, no kata e no kumitê.

No próximo dia 26 de novembro, Guilherme – que já está praticamente de férias do Colégio Municipal Marília Carneiro Azevedo Dias, onde cursa o 7º ano – terá um novo desafio, promovido pela Federação de Karatê do Estado de Goias (Fekaego), em Trindade.

Vai lá e arrasa, Guilherme!