.

Em Goiás, assembleia ocorre nesta sexta-feira, dia 28, às 9 horas, na sede da empresa, na cidade de Anápolis. Decisão pode incluir também os trabalhadores goianos na greve.

Os trabalhadores da Valec (Engenharia, Construções e Ferrovias) iniciaram uma greve por tempo indeterminado essa semana depois de verem frustradas várias tentativas de negociação com a direção da estatal envolvendo o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2013. A decisão de paralisação foi tomada depois que a Valec recuou de uma negociação já firmada e apresentou uma contraproposta rebaixada aos trabalhadores que rejeitaram os novos termos apresentados. A paralisação atinge o Distrito Federal (DF), onde a empresa tem sua sede, e o estado de Tocantins (TO). As entidades filiadas à Condsef, dentre elas o Sintsep-GO, estão dando todo apoio e suporte ao movimento. Em Goiás, a direção do Sintsep-GO se reúne com funcionários da empresa nesta sexta, dia 28, às 9 horas, na sede no escritório da Valec de Anápolis.

Após ter o acordo firmado não autorizado pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), vinculado ao Ministério do Planejamento, os trabalhadores apresentaram uma contraproposta para tentar um consenso com a empresa. Entre os eixos centrais de reivindicação da categoria estão reajuste salarial com ganho real de no mínimo 2,5%; a consolidação de um programa de alimentação no valor mínimo de R$ 650 e reajuste de pelo menos 5,84% no auxílio-saúde. Nos pleitos ainda estão: a busca pelo reembolso de despesas com babá no auxílio-creche; progressão salarial; o cumprimento do manual de Políticas e Procedimento da Empresa e o fim dos cargos comissionados provisórios.

O Sindsep-DF, entidade filiada à Condsef no Distrito Federal, protocolou este mês um pedido de audiência com o procurador do trabalho, Sebastião Caixeta. A expectativa é de que o Ministério Público do Trabalho possa fazer uma mediação justa e dar tranquilidade aos funcionários da Valec que iniciaram uma greve justa e que poderia ter sido evitada caso a própria estatal não tivesse recuado de um acordo que havia sido garantido em consenso e depois recusado pela empresa. Leia aqui a notícia publicada pelo Sindsep-DF, que explica o processo de negociação que empurrou os servidores da Valec para uma greve que poderia ter sido evitada.

A expectativa é de que a empresa cumpra minimamente com o que foi acordado inicialmente no ACT 2012/2013. Durante a greve a Condsef e suas entidades filiadas darão todo apoio ao movimento legítimo e aos pleitos justos dos trabalhadores da Valec.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef