Trabalhadores da Ebserh em Goiás se reuniram na manhã desta quinta-feira, 10/2, para dar visibilidade à luta da categoria, em protesto para exigir da empresa que negocie os acordos coletivos de trabalho, travados há quase três anos, sem retirar direitos ou mesmo diminuir os salários dos empregados públicos da Saúde. O ato contou com a presença da direção do Sintsep-GO e do presidente da entidade, Ademar Rodrigues.

Na última tentativa de negociação, ocorrida em 2021, a Ebserh propôs aos trabalhadores um reajuste linear, alterando, contudo, a forma de se calcular o percentual da insalubridade o que, na prática, iria reduzir os salários da maioria dos empregados, em vez de aumentar. A demanda foi para mediação junto ao TST, que decidiu interromper as negociações, retomando-as no início deste ano. A luta da categoria por respeito, valorização e dignidade continua.

Proposta vazada
Na tarde de ontem (9/02), a empresa “vazou” uma proposta para o ACT 2020/2023 enquanto representantes da da Condsef/Fenadsef, FNE, Fenam, Fenafar e CNTS realizavam reuniões, ao longo do dia, mobilizando a categoria em todo o país. As lideranças repudiaram a atitude da Ebserh, que tentou, com esta atitude, desmobilizar o ato de hoje (10/2).

A proposta está sendo analisada pelo setor jurídico das entidades, que terão nova rodada de negociações com a empresa no próximo dia 17/2.

LIVE às 20h
A partir das 20 horas está confirmada uma live com representantes da Condsef/Fenadsef, FNE, Fenam, Fenafar e CNTS que será realizada via Zoom e transmitida ao vivo pelos canais do Facebook e YouTube da Condsef/Fenadsef. Será feito um balanço do Dia Nacional de Luta e dos atos pelo Brasil. As entidades vão abordar também os próximos passos da mobilização dos empregados da Ebserh e dialogar sobre pontos da proposta encaminhada pela empresa.

Além da polêmica sobre a mudança na base de cálculo do adicional de insalubridade, é preciso ter claro que há pontos da nova proposta ainda sem qualquer análise. Uma leitura prévia mostra que a proposta não considera retroativos, não traz reajuste dos benefícios e não permite que o PNFI tenha recomposição ao longo dos anos.