No dia 10 de fevereiro, trabalhadores da Ebserh e Conab, irão realizar atos em todo o Brasil para denunciarem a morosidade do Governo Federal em negociar os Acordos Coletivos de Trabalho (ACT’s) das categorias.

Em Goiânia, as atividades ocorrem no Hospital das Clínicas da UFG, no Setor Universitário, a partir das 7 horas; e na sede da Conab (St. Santa Genoveva), às 10 horas. Nos atos, as categorias demonstrarão à sociedade suas inquietações com os desmandos do governo Federal, com a retirada de direitos, o desmonte do serviço público e a desvalorização dos servidores.

Ebserh
Os empregados da Ebserh solicitaram a prorrogação de todas as cláusulas vigentes no atual ACT até a assinatura de um novo acordo ou o julgamento do Dissídio Coletivo de Greve que tramita no Tribunal Superior do Trabalho (TST). As entidades cobram ainda a retomada imediata das negociações com a direção da Ebserh. O próximo ACT da categoria vence dia 1º de março.

Conab
No caso da Conab, o Serviço de Assistência à Saúde (SAS) foi retirado unilateralmente do ACT por imposição da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia (SEST/ME), sob o pretexto da Resolução CGEPAR nº 23/2018, a qual teve os seus efeitos suspensos por força do PDL 342/2021. O SAS pode e precisa voltar ao ACT, juntamente com as tabelas do ACT 2017/2019, para continuar a ser discutido no próprio acordo coletivo, inclusive, se necessário, à incidência mínima de participação mensal dos empregados.