.

Entre os dias 8 e 9 de julho, a Condsef realiza atividade de pressão no Congresso Nacional. Tudo indica que no início da próxima semana os parlamentares votam a medida provisória (MP) 431 que traz reajustes para mais de 800 mil servidores. A Condsef enviou, nesta quinta-feira (03), documento a suas entidades filiadas onde convoca servidores de todos os estados a participar das atividades em Brasília que começam na segunda, dia 7.

O Sintsep/GO já está mobilizando o maior número possível de servidores de Goiás para participarem de algumas das atividades. Segundo o presidente, Ademar Rodrigues, o momento é ímpar. “Agora é a hora de garantirmos a aprovação das emendas apresentadas ao texto da MP 431, que vêm corrigir diversos problemas e distorções”, avaliou. Entre as principais emendas está a que prevê aumento do quantitativo mínimo de pontos da gratificação de desempenho recebida por servidores ativos, equiparando os valores aos 40 pontos recebidos pelos aposentados este ano e 50 pontos, a partir do ano que vem.

Uma outra elimina artigo que prejudica servidores que ainda precisavam receber em seus contracheques complementação para que o Vencimento Básico se igualasse ao salário mínimo.

Funasa
A alteração do artigo 54 interessa a cerca de 5 mil servidores da Funasa que acabaram de fora da proposta que criou a Gacen. Na terça (01), o próprio presidente Lula se manifestou favorável à aprovação desta emenda, durante ato dos servidores na Esplanada dos Ministérios. “Essa inclusão para nós é fundamental. É uma questão de justiça que está sendo feita aos servidores. Esperamos que a postura favorável do presidente Lula reflita na aprovação da emenda por parte do Congresso”, afirmou Ademar.

O relator da MP 431, deputado Geraldo Magela, está receptivo às alterações e deve incluir todas elas em seu relatório final. Mesmo assim, é importante que a categoria marque presença no Congresso para buscar o apoio da maioria dos parlamentares e lutar pela aprovação de todas as emendas.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

:: SEGUNDA-FEIRA (07/07)
14 horas – reunião preparatória na CONDSEF

:: TERÇA-FEIRA (08/07)
– 10 horas – atividade de pressão durante reunião de líderes na Câmara dos Deputados
– Período da tarde – pressão nos gabinetes pela aprovação das emendas encaminhadas pela CONDSEF.

:: QUARTA-FEIRA (09/07)
– A partir das 10 horas – Continua pressão aos parlamentares.

LEIA PANFLETO COM EMENDAS DEFENDIDAS PELO SINTSEP/GO E PELA CONDSEF

Fonte: Sintsep/GO com informações da Condsef