stf analisara processo contra marconi
.
O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu na quinta-feira inquérito para investigar a acusação de que o senador Marconi Perillo (PSDB) teria cobrado propina, em 1996, quando era deputado federal, em troca da liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a prefeitura de Itapaci. A denúncia foi veiculada na edição de ontem do jornal O Estado de São Paulo.
Segundo o advogado do senador, Antônio Carlos de Almeida Castro, a investigação já havia tramitado no STF, foi para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) nos oito anos em que Marconi foi governador de Goiás (1999-2006) e retornou ao STF em função de sua eleição ao Senado. Segundo o advogado, a denúncia é improcedente, “feita em palanque eleitoral”. Castro disse considerar “positivo que a denúncia volte a andar, para que seja arquivada” em função de sua inconsistência.
Segundo a reportagem, no depoimento prestado ao Ministério Público de Goiás (MP-GO), o ex-prefeito Francisco Alencar afirmou que Marconi impôs o pagamento de propina de 20% do valor orçado para a construção de uma escola em troca da liberação dos recursos do FNDE para Itapaci. O senador, que está em viagem à África, será convocado a depor. (Fonte: Jornal O Popular)