.

Sem dar justificativa, a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Minist�rio do Planejamento encaminhou of�cio � Condsef (Confedera��o dos Trabalhadores no Servi�o P�blico Federal) desmarcando nove reuni�es que j� estavam confirmadas. Para a Condsef a atitude unilateral � mais um dos sinais de recuo no processo de negocia��es com os servidores, demonstrado desde a reuni�o do �ltimo dia 23 na SRH. Entre os prejudicados com os cancelamentos est�o servidores do Incra, Dnit, SPU, minist�rios da Cultura, Agricultura, PCCTM, PECFAZ, INPI e Inmetro. Na sexta-feira (27), o Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da Condsef se reuniu e construiu a proposta de um calend�rio de mobiliza��o, que foi votado e aprovado por representantes de servidores de todo o Brasil no s�bado, durante a plen�ria nacional da Condsef – ocorrida no s�bado, no Teatro Dulcina, em Bras�lia.

Campanha salarial
A Condsef e suas filiadas est�o preparando os servidores da base para o lan�amento de uma ampla campanha salarial. Al�m das demandas ainda pendentes, a categoria deve cobrar os impactos mal�ficos do PL 549 tanto para a administra��o p�blica quanto para a sociedade. Um di�logo com a sociedade deve ser travado. Os servidores devem explicar os motivos que os levam a realizar a greve. Al�m de buscar o reconhecimento de sua for�a de trabalho, por meio de melhores condi��es, os servidores defendem tamb�m a correta aplica��o do dinheiro p�blico, cobrado de todo o cidad�o para se ter acesso a servi�os p�blicos de qualidade.

Em ano eleitoral, � importante fazer um debate com a sociedade para buscar os verdadeiros respons�veis pela aus�ncia de investimento na melhoria de servi�os voltados � popula��o. � preciso combater a id�ia de que o servidor reclama de �barriga cheia�. A maioria precisa encarar no dia-a-dia a dificuldade de atender a popula��o com equipe reduzida, aus�ncia de material adequado para o trabalho, al�m de conviver com abismos salariais que revoltariam qualquer trabalhador.

Em meio a uma realidade estressante, os servidores precisam ainda conviver com a dificuldade de negociar com o governo. Apesar dos avan�os obtidos nos �ltimos anos, ainda � necess�rio criar mecanismos capazes de instalar direitos e deveres quando se instala um processo de negocia��o. Pois os servidores ainda vivem a merc� dos interesses do governo. N�o h� nenhum mecanismo que obrigue o governo a cumprir aquilo que prometeu aos servidores, ainda que exista um processo de negocia��o leg�timo instalado. Assim, as greves acabam sendo o recurso necess�rio para que os servidores vejam cumpridas as demandas pelas quais lutaram durante anos.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef