.

Mais de 100 pessoas, entre servidores e familiares, participaram, no dia 23 de maio, de semin�rio, realizado na cidade de Morrinhos, que discutiu a��es � em n�vel estadual e nacional � para que o governo reconhe�a o direito dos servidores da Funasa e do Minist�rio da Sa�de (antiga Sucam), que sofreram intoxica��o devido � manipula��o de produtos qu�micos (veneno) no combate a vetores, transmissores de doen�as, sem equipamentos de prote��o.

Al�m da dire��o do Sintsep-GO, participaram da discuss�o a presidente do Sindsep-PA, Neide Solim�es � que promove esta luta no norte do pa�s h� mais de 10 anos � e o deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO), que tem atuado ao lado do Sintsep-GO, nesta luta, em Goi�s. Muitos trabalhadores tentaram falar durante o evento, sobre suas experi�ncias de vida e as limita��es impostas pela intoxica��o, mas n�o conseguiram. Muitos choraram e outros aproveitaram o momento como ocasi�o de desabafo.

A presidente do sindicato paraense apresentou um document�rio que retratou a dificuldade dos servidores do norte do pa�s, que tem tido dificuldade de realizar seus tratamentos por conta da Funasa. Ela reafirmou o alto n�vel de descomprometimento do governo com estes trabalhadores, ao negar que seu adoecimento ocorreu pelo uso dos inseticidas, e defendeu empenho dos servidores em garantir que leis, como o Projeto de Lei n� 4485/2008 (que disp�e sobre a concess�o de pens�o especial aos trabalhadores da extinta Sucam e atual Funasa, que foram contaminados pelos inseticidas DDT e Malathion) sejam aprovadas.

Pr�ximo ocorre dia 6 de junho, em Formosa
Ap�s a discuss�o, v�rios companheiros deram seu depoimento ao Sintsep-GO, sobre as limita��es fisicas decorrentes da intoxica��o e do descaso do governo para com essa situa��o. Antes do Semin�rio de Morrinhos, o Sintsep-GO patrocinou esta mesma discuss�o com 180 companheiros de Ceres e mais 25 munic�pios da regi�o, no �ltima dia 11 de abril. Ainda em 2010, o mesmo semin�rio foi realizado tamb�m em Jata�.

No dia 6 de junho, a atividade ocorre em Formosa, cobrindo assim todos os Naces de Goi�s. Ap�s isso, haver� uma grande Semin�rio de encerramento, em Goi�nia, no final de junho, para que se fa�a o fechamento desta discuss�o no Estado. As etapas goianas s�o uma prepara��o para uma audi�ncia p�blica nacional, na C�mara dos Deputados e no Senado, em Bras�lia. �A expectativa � que consigamos unificar esta luta, que ocorre em v�rios estados do pa�s � em alguns de forma mais avan�ada que outros � chegando � Bras�lia com um movimento forte, exigindo que o governo reconhe�a, de uma vez por todas, o direito destes trabalhadores em rela��o � sua qualidade de vida e aos recursos de seus tratamentos�, afirmou o presidente do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues.