.

Na próxima sexta, dia 24, o Sintsep-GO participa da reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE), da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). A reunião ocorre para debater uma série de ações em busca do atendimento da pauta de reivindicações dos servidores de sua base. O CDE, composto por representantes das entidades filiadas à Condsef, deve definir, entre outras coisas, detalhes para construção de um seminário nacional sobre a reestruturação do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). Todas as filiadas têm autonomia para debater o assunto com sua base nos estados. O debate é importante para enriquecer o encontro nacional que será realizado. Novas informações e detalhes do cronograma do encontro do Dnocs devem ser divulgados após realização do CDE, instância da Condsef que trata temas de abrangência nacional.

Em novembro do ano passado, o Sindsep-PE sediou uma palestra sobre o papel do Dnocs na relação das políticas públicas e sociedade. À época, os servidores discutiram a reestruturação do órgão e a construção de um plano de carreira para o Dnocs. Técnicos do departamento apresentaram documento que fala da importância do fortalecimento institucional do Dnocs nos estados. A categoria cobra também a abertura de uma mesa de negociação no Ministério do Planejamento para tratar as demandas específicas do setor.

Para os servidores do Dnocs, é importante também buscar apoio junto a instituições, comunidades, etnias indígenas e setores envolvidos em todos os projetos de irrigação conduzidos pelo órgão e que beneficiam a população afetada pelas secas. O apoio da sociedade deve vir aliado a um trabalho parlamentar em busca de apoio no Congresso Nacional. O seminário nacional organizado pela Condsef deve tratar todos esses pontos e debater ações que possam contribuir na soma de esforços para reestruturação do Dnocs.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef