.

� com extremo pesar que a dire��o do Sintsep-GO envia condol�ncias � fam�lia da artista pl�stica El� Pinheiro Salles, que faleceu nesta sexta-feira (28), na UTI do Hospital Anis Rassi. Casada com o jornalista Pinheiro Salles, El� (como era conhecida), estava internada no Anis Rassi desde o dia 19 �ltimo. Seu estado geral era grave; n�vel de consci�ncia, sedada. A artista teve c�ncer de mama, que, ap�s cirurgia, atingiu tamb�m os pulm�es.

Com 54 anos de idade, El� Pinheiro residia em Goi�nia h� 30 anos. Ela e o esposo vieram de S�o Paulo, ap�s a anistia. Aqui, filiada ao Partido dos Trabalhadores, participou de muitos movimentos pol�ticos, com destacado papel nas elei��es de 1982, quando Athos Magno foi candidato a governador, e em todas as demais campanhas do PT, merecendo especial aten��o de Lula.

Em S�o Paulo, onde trabalhava, El� teve relevante participa��o nas lutas dos familiares dos presos pol�ticos. Seus embates com os agentes da ditadura militar levaram o poeta Carlos Drummond de Andrade a publicar, no Jornal do Brasil, a cr�nica A cor diferente do s�bado, abordando a suspens�o da visita ao seu companheiro Pinheiro Salles.

Artista pl�stica, � m�e do advogado Raphael Salles e de Clara de �vila Salles. Diz Pinheiro Salles: �A El� era uma das mulheres mais corajosas que pude conhecer. N�o se intimidou diante dos tiranos. Nunca bajulou ningu�m. E, sobretudo, jamais defendeu interesses pessoais�.

O sepultamento de El� Pinheiro Salles ocorreu nesta sexta-feira, 28 de maio, no Cemit�rio Parque Memorial de Goi�nia.