Uma delegação de 21 integrantes do Sintsep-GO esteve em Brasília nesta segunda-feira, 13/10, em reunião na sala da comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara dos Deputados (CCJ) para pressionar os parlamentares da Comissão à aprovarem o PL 101/2019, apresentado pela deputada Federal Perpétua Almeida.

O projeto visa a criação de um Plano de Saúde para atender exclusivamente companheiros da ex-SUCAM, que trabalharam com DDT durante anos, sem EPI, o que ocasionou e ainda ocasiona a morte centenas de companheiros, sem contar aqueles que se encontram acamados em virtude do nexo causal, ocasionado pelo uso do inseticida citado e outros produtos químicos ainda mais perigosos.

Estiveram presentes na CCJ, além da delegação goiana, companheiros de RO, PB, MT, AC e MG. “Nossa comitiva conseguiu colocar três companheiros: Crescêncio, Ademar e Vicente, na sala da Comissão”, aponta o presidente da entidade, Ademar Rodrigues.

A presidente da comissão, Bia Kicis (PSL/DF), deu início à sessão que trataria do tema da PEC 101. Após fazer algumas considerações, inclusive de que pela sua experiência o governo não se opunha, tendo em vista que não tinha se manifestado até aquele momento, propôs quer se iniciasse a leitura da PEC em questão. Houve, no entanto, uma intervenção do deputado federal do partido NOVO, Gilson Marques Vieira, dizendo-se contra a PEC. Houve ainda intervenções favoráveis das deputadas Érika KoKay (PT/DF) e Perpétua Almeida (PCdoB/AC).

Após de várias intervenções, houve vistas ao processo, ou seja, ele ficará suspenso pelo prazo regimental de duas sessões antes de retornar à pauta, na próxima quarta-feira, dia 20/10.

VAMOS À LUTA COMPANHEIROS!!!!