.

Desde o in�cio do m�s de setembro, a popula��o brasileira tem assistido, estarrecida, os desdobramentos das Opera��es Pronto Emprego e Esopo, protagonizadas pela Pol�cia Federal, que investiga den�ncias de desvio de verba a partir de conv�nios com suspeita de irregularidades entre ONGs e o Minist�rio do Trabalho e Emprego (MTE).

Investiga��es estas que j� resultaram na demiss�o de servidores comissionados da Pasta, como o secret�rio de Pol�ticas P�blicas de Emprego, S�rgio Vidigal e a assessora Gleide Santos Costa (lotada na referida secretaria, que teve sua pris�o preventiva decretada pela PF). Al�m disso, sete gestores da ONG Centro de Atendimento ao Trabalhador (Ceat) tamb�m foram presos preventivamente. Desde 2009, a ONG recebe do MTE repasses que somam R$ 47,5 milh�es. Pelo menos R$ 18 milh�es desse montante, segundo a PF, teriam sido desviados pela organiza��o por meio de contratos fraudulentos com oito empresas prestadoras de servi�os cujos s�cios fazem parte do quadro de gestores da Ceat.

Diante deste cen�rio, o Sintsep-GO, juntamente com todos os servidores efetivos da Superintend�ncia Regional do Trabalho e Emprego em Goi�s (SRTE-GO), de forma profundamente indignada, repudia com veem�ncia todos os esquemas de corrup��o existentes no �mbito da administra��o p�blica brasileira e, neste caso em espec�fico, na Pasta que cuida das pol�ticas de fomento ao trabalho e emprego em todo o pa�s.

Os servidores efetivos da SRTE-GO, incans�veis no empenho de servir � popula��o de forma �tica e honesta, sentem-se envergonhados ao constatar que o MTE, na m�dia brasileira, migrou nos �ltimos dias das p�ginas de Economia e Pol�tica para as p�ginas policiais.

O n�vel de indigna��o dos trabalhadores do �rg�o aumenta mais ainda quando recordam que as situa��es de corrup��o descritas est�o vinculadas a servidores comissionados, cujas atitudes acabam maculando todo o Minist�rio perante a popula��o e a opini�o p�blica, e cujos sal�rios s�o, normalmente, mais elevados que os vencimentos dos servidores de carreira.

Buscando resguardar a integridade dos servidores efetivos do MTE, bem como de toda a popula��o brasileira, o Sintsep-GO exige que o governo adote atitudes imediatas no sentido de investigar os crimes em toda sua extens�o, punir os respons�veis, ressarcir os cofres p�blicos e criar mecanismos de coagir e inibir a corrup��o.

Dire��o do Sintsep-GO