.

Trabalhadores protestam contra as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665 do governo Federal. As duas MPs alteram regras sobre pensão, auxílio-doença e seguro-desemprego, além de alterações consideradas inconstitucionais na Previdência

Na sintonia de um movimento que ocorre nesta quarta-feira, dia 28, em todo o país, o Sintsep-GO, junto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT-GO) e dezenas de entidades goianas estarão às 9 horas, na Praça do Bandeirante, em Goiânia, no Dia Nacional de Luta contra as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665 do governo Federal. As duas MPs alteram regras sobre pensão, auxílio-doença e seguro-desemprego, além de alterações consideradas inconstitucionais na Previdência.

Na ocasião, será distribuído panfleto à população, explicando porque as medidas prejudicam os trabalhadores do setor público e, principalmente, da iniciativa privada. “Entre todas as mazelas trazidas pelas MPs, estão a dificuldade ao acesso ao seguro-desemprego (sobretudo no primeiro e segundo empregos), ao abono salarial (PIS/Pasep), ao auxílio doença, além do corte de 50% na remuneração das pensões”, explica o tesoureiro do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues.

Além de Goiânia, cidades como Brasília, Curitiba, Florianópolis, Belém, Salvador, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro também terão movimentações. A mobilização é motivada pelo cenário e conjuntura estabelecidos no início deste ano e que se mostram desfavoráveis aos trabalhadores. A expectativa é de que o diálogo seja retomado e que os ministros promovam gestão junto à presidente Dilma Rousseff no sentido de revogar as medidas anunciadas e promover o real debate e diálogo, compromissos da presidente, com a classe trabalhadora.

Entre os discursos dessa nova equipe de governo está o do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que deu destaque para a valorização do servidor público. Barbosa acrescentou que o diálogo está aberto para a busca do equilíbrio das demandas justas dos servidores com a capacidade financeira do governo. Para o Sintsep-GO e a Condsef, de todo modo, é preciso conduzir o ano com muita mobilização e seguir atentos para que as palavras ditas, inclusive pela presidente Dilma, de que privilegiará o diálogo com a classe trabalhadora, conduzam efetivas mudanças e melhorias que todos os trabalhadores exigem e anseiam há tempos.

Sintsep-GO com Condsef