Em defesa dos servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás, o Sintsep-GO e a Condsef/Fenadsef têm feito várias tratativas junto à gestão do órgão no sentido de evitar sua reestruturação e consequente fechamento da unidade, situada em Goiânia.

Na tarde de hoje, o secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo, recebeu informações da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação sobre a chamada “readequação operacional” dos cargos de todo o ministério (Mapa), estrutura à qual o Inmet é vinculado. Confira a íntegra do ofício:

“Prezado Sr. Sérgio Ronaldo da Silva, Secretário Geral da Condsef/Fenadsef,

Em atenção ao Ofício CONDSEF/FENADSEF nº 053/2022, esta Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação esclarece, inicialmente, que não haverá reestruturação no Instituto Nacional de Meteorologia, mas tão somente a readequação operacional de cargos de todo o Ministério da Agricultura. visando o atendimento ao Decreto nº 10.829, de 5 de outubro de 2021 e a Lei n° 14.204, de 16 de setembro de 2021, que extingue cargos em comissão, funções de confiança e gratificações da Administração Pública Federal Direta.

Ressaltamos ainda que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como órgão da Administração Direta, busca soluções organizacionais que atendam ao alinhamento do Decreto em apreço, sem prejuízos aos servidores a aos Estados.

Assim, nos colocamos à disposição e indicamos a sede do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET para o agendamento e realização de reunião em data a ser definida oportunamente”.

De acordo com a presidenta do Sintsep-GO, Márcia Jorge, somente após essa reunião será possível ter um panorama de como ficará a situação dos servidores das unidades que, em princípio, seriam afetadas pela “readequação” – entre elas, a de Goiânia. “De qualquer forma, vamos nos posicionar em defesa de nossos filiados do Inmet, seja no âmbito da negociação sindical, seja no jurídico, buscando evitar o máximo possível que eles sofram qualquer tipo de perda de direitos”, afirma.