.

A Condsef busca uma reuni�o com o senador Ant�nio Carlos Valadares, relator de uma proposta (PLN 55/12) que altera a Lei de Diretrizes Or�ament�rias (LDO). O PLN 55/12 estende para o dia 31 de dezembro o prazo para envio de projetos com reajustes salariais para o funcionalismo e deve ser votado junto com o or�amento da Uni�o, no pr�ximo dia 19. No entanto, a proposta considera apenas a LDO que trata do or�amento de 2013. Um dos objetivos da Condsef em se reunir com Valadares � levar a ele a import�ncia de tornar o prazo de 31 de dezembro algo permanente.

Para entidades que representam servidores nas mesas de negocia��o com o governo, o atual prazo de 31 de agosto, estabelecido em 2008, estrangula os debates gerando o envio de propostas que levam a uma corrida por emendas. O processo termina gerando situa��es que acabam prejudicando servidores e poderiam ser evitadas se houvesse tempo maior para a formula��o dos projetos de lei baseados nos itens negociados.

Saiba mais
O PLN 55/12 foi criado para permitir ades�o de categorias que aceitaram proposta de reajuste de m�dia de 15,8% – em tr�s anos – e assinaram acordo com o governo no final de 2012. Entre elas est�o servidores do Incra, da base da Condsef.

Diferente das outras categorias que firmaram acordo em agosto, esses servidores precisam aguardar a vota��o do or�amento 2013 para que sejam liberados os reajustes negociados. Todos os acordos prev�em reajuste a partir de 1� de janeiro de 2013.

Portanto, os valores reajustados ser�o pagos de forma retroativa a essas categorias. Com a aprova��o do or�amento no dia 19, a expectativa � de que os novos valores j� sejam inclu�dos no contracheque de fevereiro, pago em mar�o.

Fonte: Condsef