.

Servidores da base da Condsef em todo o Brasil promovem nesta ter�a-feira dia nacional de luta em defesa do cumprimento de acordos e por melhores condi��es de trabalho no setor p�blico. Apresenta��o de proposta de pol�tica salarial � esperada para esta quarta-feira, dia 6

Servidores da base da Condsef em todo o Brasil promovem nesta ter�a-feira, dia 5, um dia nacional de luta em defesa do cumprimento de acordos e por melhores condi��es de trabalho no setor p�blico. A atividade foi aprovada na �ltima plen�ria nacional da Condsef para marcar o dia em que o Minist�rio do Planejamento informou que apresentaria proposta de pol�tica salarial para a administra��o p�blica. Esta � uma das bandeiras da campanha salarial unificada que re�ne mais de 30 entidades nacionais em defesa dos servidores e servi�os p�blicos. Apesar de o Planejamento adiar a reuni�o e apresenta��o da esperada proposta de pol�tica salarial para amanh� (6), paralisa��es e mobiliza��es de setores da base da Condsef est�o previstas para esta ter�a.

Em Goi�s, o Sintsep-GO participou de maniesta��o em frente ao Hospital das Cl�nicas (fotos), em Goi�nia, juntamente com companheiros do Sint-IFESgo, da Conlutas, Fetraf e Movimento Terra Livre, entre outras entidades. Na ocasi�o, os sindicalistas e integrantes dos movimentos sociais protestaram contra a pol�tica de privatiza��o do setor p�blico – que pode atingir em n�vel federal o Hospital das Cl�nicas e tem atingido, em Goi�s, a gest�o de importantes hospitais da rede p�blica.

De acordo com o presidente do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues, o governo deve fortalecer o setor p�blico e valorizar os servidores. O ato foi pol�mico. Atraiu simpatia de alguns presentes, e insatisfa��o de outros, que aguardavam atendimento na fila do HC. “N�s queremos ver indigna��o, sim, mas nas ruas, contra o governo. � por conta da pol�tica do governo que nem o hospital, nem os servidores, conseguem atender todas as demandas”, afirmou Ademar.

Marcha
Na quarta a Condsef participa de uma marcha promovida pela CUT em defesa dos trabalhadores da iniciativa p�blica e privada. A expectativa � de que a proposta de pol�tica salarial seja finalmente apresentada aos trabalhadores p�blicos e possa ser avaliada pela categoria nos estados.

A mobiliza��o de todos os setores da base da Condsef se faz fundamental. Esta semana promete ser um divisor de �guas no processo de negocia��o instalado no Minist�rio do Planejamento. Os servidores devem estar preparados para pressionar e lutar pelo avan�o nas negocia��es em curso. O resultado da reuni�o de quarta-feira vai sinalizar as reais inten��es do governo com rela��o ao setor p�blico. Se houver a inten��o de promover uma a��o eficiente no setor o governo precisa dar uma resposta clara aos trabalhadores esta semana.

Prazo corrido
Os servidores devem estar atentos aos prazos que o governo tem para encaminhar propostas ao Congresso Nacional. Caso n�o enviem projetos at� o dia 31 de agosto os servidores p�blicos correm o risco de permanecer sem investimentos adequados por mais um ano inteiro. Trinta e um de agosto � a data limite prevista por lei para que o Executivo envie propostas ao Congresso que demandem impactos or�ament�rios para 2012.

H� muito em jogo. Para que os debates e negocia��es ocorridas no Planejamento n�o se tornem apenas propostas e sejam efetivamente implantadas, todos os servidores precisam estar prontos para pressionar o governo. Numa tentativa de reduzir o impacto das mobiliza��es o governo tem divulgado junto � imprensa tabela do acordo que havia sido firmado em 2008 e assegurava reajustes parcelados.

Sem reajuste este ano
Agora em julho est� previsto o �ltimo movimento deste acordo. N�o � um reajuste como tem sido divulgado e sim um movimento que vai trocar os atuais valores de Vencimento B�sico (VC) e gratifica��o recebidos por servidores do PGPE e CPST. Os valores brutos a receber, portanto, permanecer�o os mesmos.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef