Pressão continua após adiamento de votação da PEC 32 na Comissão Especial. Relator, deputado Arthur Maia, deve apresentar um terceiro substitutivo. Nova data prevista para votação da proposta é terça, 21/9. Sintsep-GO conclama a todas as entidades que participem das atividades em Brasília na próxima semana

Após adiamento da votação da PEC 32, da reforma Administrativa, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, a pressão e as ações unificadas de centrais sindicais e servidores federais, estaduais e municipais contra a proposta de destruição dos serviços públicos, vão continuar na próxima semana. A mobilização e a pressão junto a deputados nos últimos dias surtiram efeito. Nessa sexta-feira, 17/9, reuniões discutiram a organização de novas atividades unificadas por todo o Brasil, com destaque para Brasília onde a votação da proposta está prevista para terça, 21/9. No sábado, 18/9, a Condsef/Fenadsef vai reunir seu Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) para fortalecer a luta nos estados.

Parlamentares contrários à PEC 32 reforçaram que a mobilização nas ruas e nas redes do conjunto dos servidores foi determinante para o adiamento da votação do projeto de Bolsonaro-Guedes. O deputado Gervásio Maia (PSB-PB) destacou o incômodo de muitos parlamentares com a pressão recebida, principalmente nas redes sociais. Segundo o parlamentar, muitos deputados chegaram a insinuar que ‘robôs’ estariam sendo usados na campanha de pressão contra a PEC 32. Mas o engajamento da categoria e o trabalho de esclarecimento junto à sociedade são os responsáveis diretos desse resultado. O PSB, partido de Gervásio Maia, fechou questão essa semana e divulgou orientação do voto em bloco contra a reforma Administrativa.

O presidente do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues, reforça o pedido de articulação nacional, conclamando todas as entidades representativas dos servidores, de todos os poderes, a fortalecerem ainda mais a atividade da próxima semana. “Eles sentiram a pressão e a sociedade está percebendo o que é, na verdade, essa reforma. É fundamental engrossar os atos em Brasília, mobilizar as redes sociais e cobrar dos parlamentares um posicionamento que seja a favor não do desmonte do serviço público, mas de um serviço público estruturado, com investimentos, capaz de responder às demandas da população”, afirma o presidente.

Apesar das mudanças promovidas no texto original da reforma Administrativa, a proposta ainda atinge atuais servidores, mexe com a estabilidade, facilita as privatizações, considerada a espinha dorsal da PEC 32, que continua no Artigo 37-A do texto. A PEC ainda incentiva e amplia possibilidade de contratação de apadrinhados sem concurso e, na prática, segue representando o fim dos serviços públicos brasileiros e do acesso da população a políticas públicas. Só a derrota da PEC 32 interessa.

:: Fique atento ao calendário de atividades do Sintsep-GO
-21, 22 e 23/9: Força tarefa em Brasília contra a PEC 32.

-24, 25 e 26/9: XII Congresso do Sintsep-GO (Caldas Novas – GO).
-2/10: Ato #ForaBolsonaro | 9h | Praça do Trabalhador (Goiânia – GO).

>> Confira aqui o boletim Estado de Alerta que relata as atividades do Sintsep-GO em Brasília, nesta última semana (14 a 16 de setembro). Veja as fotos ao fim da matéria.

Na pressão
Continuem atentos e mandando mensagens aos parlamentares pelas redes sociais. Acesse o “Na Pressão” e deixe o recado: deputado que votar a favor da PEC 32, não volta! “Nosso objetivo é virar votos e a fervura dessa panela de pressão está surtindo efeito”, pontua o secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo.