.

Quase 400 servidores de Goi�s filiados(as) ao Sintsep-GO participaram de manifesta��o nesta quarta-feira (18), na Esplanada dos Minist�rios, com o objetivo de exigir a reabertura do processo de negocia��es com o governo e a derrubada do projeto de lei complementar (PLP) 549/09 – que praticamente congela os sal�rios dos servidores p�blicos federais por mais de dez anos. Companheiros(as) de Goi�s se uniram a trabalhadores(as) de todo o Brasil, perfazendo cerca de dois mil manifestantes mobilizados em um protesto pac�fico, na capital Federal.

Caravanas de diversos estados participaram do �Bloco da Mentira�, que fazia alus�o �s diversas negocia��es que ainda n�o deram frutos ou retroagiram. Bonecos caricatos do ministro do Planejamento Paulo Bernardo e do secret�rio de Recursos Humanos, Duvanier Ferreira tamb�m decoraram a manifesta��o. No Bloco C do Minist�rio do Planejamento, onde os manifestantes se concentraram, a Condsef entregou documento solicitando uma data limite para a conclus�o de propostas, j� que por ser ano eleitoral o governo tem at� abril para enviar ao Congresso Nacional projetos que envolvam impacto or�ament�rio para 2010.

Os parlamentares de Goi�s, Mauro Rubem (Dep. Estadual/PT) e Pedro Wilson (Dep. Federal/PT) tentaram viabilizar audi�ncias na Secretaria de Recursos Humanos do Minist�rio do Planejamento e na Casa Civil, mas n�o obtiveram sucesso. Mesmo assim, da mesma forma que o deputado Federal Geraldo Magela (PT-DF), deram seu apoio ao movimento, colocando seus mandatos � disposi��o dos(as) servidores(as) e prometendo apoiar, no Congresso, a aprova��o dos pontos de negocia��o defendidos pela categoria.

For�a tarefa
No per�odo da tarde, os servidores se deslocaram para o Congresso onde fizeram forte trabalho de press�o junto a parlamentares. Foi distribu�da uma �Carta � Sociedade� (confira aqui) onde eram explicados os motivos para o cidad�o se preocupara com a aprova��o do PLP 549/09. O projeto pretende limitar investimentos p�blicos pelos pr�ximos dez anos. A proposta n�o ser� perversa apenas para servidores que correm riscos de ficar com sal�rios congelados, mas tamb�m para a sociedade que ficar� carente no atendimento p�blico em �reas essenciais.

As representa��es sindicais que se manifestaram durante a marcha na Esplanada foram un�nimes ao dizer que esta n�o ser� a �ltima atividade de peso encampada pelos servidores. �O governo tem at� abril para analisar com respeito as reivindica��es que est�o sendo colocadas pelos servidores – muitas delas j� acordadas anteriormente, que objetivam melhorar a qualidade do servi�o p�blico, a valoriza��o do servidor e o atendimento � popula��o. Caso isso n�o ocorra, dificilmente teremos outra sa�da sen�o decretar greve geral no servi�o p�blico brasileiro�, destacou o presidente do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef