.

A dire��o do Sintsep-GO participou, em Bras�lia, do lan�amento da Campanha Salarial 2012, no �ltimo dia 15 de fevereiro, quarta-feira. A presen�a de 30 entidades nacionais, em mobiliza��o em frente ao Minist�rio do Planejamento, Or�amento e Gest�o, demonstra a unidade da categoria em torno de uma pauta comum de reivindica��es. Na ocasi�o, com o apoio do deputado federal Policarpo, representantes dos servidores foram recebidos pelo secret�rio-executivo adjunto, Valter Correa. Do encontro tamb�m participou a secret�ria-adjunta de Rela��es do Trabalho, Marcela Tapaj�s, que assumiu interinamente o cargo ocupado por Duvanier Paiva, principal interlocutor do governo junto aos servidores e que faleceu em janeiro. Desde o falecimento de Duvanier, esta foi a primeira vez que representantes do governo receberam servidores. Na conversa a informa��o, reafirmada pela ministra Miriam Belchior, � de que o governo anunciar� um nome para ocupar o cargo de interlocutor do governo junto aos servidores logo ap�s o carnaval. Na primeira semana de mar�o o Planejamento tamb�m se comprometeu a receber novamente os servidores para discutir o rumo dos processos de negocia��o em aberto.

� tarde centenas de servidores se dirigiram ao Plen�rio I da C�mara dos Deputados onde acompanharam a solenidade de retomada da Frente Parlamentar em Defesa dos Servi�os P�blicos (confira aqui lista de parlamentares que comp�e a frente). A atividade foi de extrema import�ncia e para a Condsef traz uma fundamental contribui��o na busca pela aprova��o e derruba de projetos que tramitam no Congresso Nacional, al�m de buscar apoio na interlocu��o do governo em busca do atendimento das principais reivindica��es que fazem parte da pauta da campanha salarial unificada deste ano.

Os parlamentares que comp�e a frente, incluindo o presidente, deputado Edson Santos, foram un�nimes em afirmar que esta � uma iniciativa das mais importantes para garantir a defesa de servi�os p�blicos de qualidade para o Brasil que passam necessariamente por servidores qualificados e valorizados. O primeiro grande desafio do grupo ser� buscar a derrubada do projeto de lei (PL) 1992/07 que prev� a cria��o de uma previd�ncia complementar para o servi�o p�blico. Segundo o secret�rio-geral da Condsef, Josemilton Costa – que comp�s a mesa de reabertura da frente – lembrou que este ser� apenas o primeiro desafio e que a luta dos servidores � uma luta permanente. Outros projetos como o PLP 549/09 que prop�e congelamento de investimentos p�blicos pelos pr�ximos dez anos, entre outros, seguem exigindo aten��o m�xima da categoria.

Ap�s a atividade positiva na C�mara dos Deputados, Condsef, CUT e outras entidades que comp�em a unidade em torno da campanha salarial, seguiram para a Casa Civil onde foram recebidas pelo secret�rio-executivo da Presid�ncia da Rep�blica, Rog�rio Sotilli. L� a t�nica do discurso do governo permaneceu a mesma. Sotilli frisou apenas que avalia que o processo de di�logo entre servidores e governo deve permanecer, deixando as portas da Secretaria Geral da Presid�ncia abertas na busca da intermedia��o dos processos de negocia��o instalados junto ao Minist�rio do Planejamento.

O lan�amento da Campanha Salarial 2012 � a largada para um processo intenso de mobiliza��o que precisa se fortalecer em todo o Brasil. A expectativa � de que ap�s o carnaval os processos de di�logo com o governo finalmente ganhem f�lego e apontam um norte para a busca de resultados pr�ticos na melhoria das condi��es de trabalho dos servidores em busca de servi�os p�blicos melhores para a popula��o.

Greve geral n�o est� descartada
Na opini�o da Condsef, a situa��o de indefini��o no Planejamento n�o altera em nada a agenda de mobiliza��o dos servidores p�blicos federais. J� est�o agendadas outras atividades de mobiliza��o em todo o Brasil que v�o culminar com uma grande marcha a Bras�lia no dia 28 de mar�o. Caso nenhum avan�o seja conquistado ao longo desse per�odo, as entidades devem avaliar com os servidores de sua base a necessidade de se iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir de abril.

Al�m dos mais de R$50 bilh�es contingenciados pelo governo ano passado, foi anunciado novo corte, pela ministra Belchior, de outros R$50 bilh�es do or�amento. Isso refor�a a inevit�vel constata��o de que at� agora o governo Dilma tem mostrado que sa�de, educa��o, e demais setores respons�veis diretos pelo atendimento � popula��o n�o est�o entre as prioridades do governo.

A Condsef, em Goi�s o Sintsep-GO, e o conjunto das entidades nacionais que representam o conjunto dos servidores federais do Executivo, Legislativo e Judici�rio, esperam que este ano o quadro seja diferente. Unidas em torno desta campanha salarial essas entidades buscam o di�logo com o governo e esperam negociar melhorias urgentes para o setor. A expectativa � de que, finalmente, o Planejamento mostre � popula��o que ainda pode ter a esperan�a de contar com servi�os de qualidade para os quais ela j� paga caro faz tempo.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef