.

Reunidos na quinta-feira (30) na sede da Condsef, servidores do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ibama e Instituto Chico Mendes realizaram encontro nacional da categoria. Com as reuniões do grupo de trabalho (GT) do setor suspensas desde fevereiro, os servidores vão reagir e realizar um Dia Nacional de Lutas no próximo dia 14 de agosto. Entidades filiadas à Condsef devem organizar atividades e mobilizar os servidores nos estados. O objetivo é pressionar o governo em busca da reabertura do processo de negociação. Alguns acordos firmados estão pendentes desde 2005. Em busca do cumprimento desses acordos, os trabalhadores querem que o governo garanta a reestruturação da carreira de especialista em Meio Ambiente, compromisso firmado com a categoria no ano passado.

Para os representantes da categoria, a suspensão das reuniões do GT mostra que o governo recuou no que diz respeito à reestruturação da carreira do Meio Ambiente. Desde fevereiro, gestores do Planejamento e Meio Ambiente vêm alegando falta de consenso entre setores do governo para tratar o tema. Na Secretaria de Recursos Humanos o que se fala é que não há sequer uma demanda que envolve a reestruturação de carreira no MMA. Diante desse quadro, a Condsef reforça que só a unidade, organização e mobilização dos trabalhadores podem reverter essa postura fechada do governo.

A Condsef deve apresentar uma proposta de nova estrutura remuneratória para a categoria que sirva de base para uma renegociação com o governo, ainda em 2009. A proposta deve incluir realinhamento das tabelas, criação do Adicional de Qualificação e da Gratificação de Atividade Ambiental e recuperação da proporcionalidade entre Vencimento Básico e gratificação (GRAT). Outra reivindicação é a abertura de concurso público para repor a força de trabalho no MMA e vinculadas.

Trabalho parlamentar
Os servidores devem ainda investir na busca de apoio parlamentar como parte das ações de mobilização em busca do atendimento de suas demandas. Também faz parte das reivindicações o enquadramento imediato de aposentados, pensionistas e servidores ativos de nível médio do MMA, Ibama e Instituto Chico Mendes na carreira de especialistas em Meio Ambiente.

O Sintsep-GO, a Condsef – e suas demais filiadas – seguem trabalhando para que outras demandas e reivindicações dos servidores do Meio Ambiente sejam atendidas. A categoria deve manter a unidade e mobilização para cobrar do MMA a implantação de uma política de recursos humanos inteligente, ágil e que passe a utilizar instrumentos modernos de gestão integrada e unificada entre o ministério e suas vinculadas.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef