.

A Condsef participou de reunião com a coordenadora de programas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Walquíria Moraes. O encontro serviu para discutir a situação do plano de saúde dos servidores do ministério. No dia 30 de abril, termina o contrato com o atual plano e os representantes dos servidores do MAPA querem saber como será feita a renovação. O MAPA informou que já solicitou a prorrogação do prazo com as atuais operadoras até que um novo contrato seja celebrado. Dessa forma, os servidores não correm riscos de ficar sem assistência à saúde.

A categoria busca negociar alternativas para melhorar o atendimento à saúde dos trabalhadores do órgão e de seus dependentes. Entre as sugestões está a contratação de três planos distintos onde o servidor poderá fazer a opção que melhor lhe atender.

A Condsef vai procurar o Ministério do Planejamento para reforçar a necessidade de buscar mecanismos que permitam a continuidade dos atuais convênios. O objetivo é que os servidores que estão no plano não sejam prejudicados. A entidade quer ainda debater melhorias na política que regula o funcionamento dos Planos de Saúde para o setor público.

Administrativos
Na última quarta-feira, a Condsef recebeu ofício assinado pelo secretário-executivo do MAPA, Silas Brasileiro, informando que já foi efetuado contato com o secretário-executivo do Planejamento, João Bernardo Bringel. Os servidores administrativos da Agricultura aguardam o resultado desse encontro que deve tratar a demanda do setor em busca de gratificação específica que corrija abismos salariais no MAPA.

Na última reunião que teve com a Condsef, Brasileiro anunciou que deixaria o cargo de secretário-executivo do MAPA, mas que antes gostaria de deixar solucionada a situação remuneratória dos administrativos. Brasileiro declarou que, para ele, todos têm a mesma importância institucional no ministério.

A Condsef deve buscar informações sobre a conversa entre os ministérios da Agricultura e Planejamento ainda esta semana. Os administrativos do MAPA devem permanecer atentos e fortalecer a unidade em torno de sua reivindicação. Todas as novidades sobre a luta para aprovar uma gratificação específica para a categoria serão divulgadas em nosso site.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef