.

Uma reunião do grupo de trabalho (GT) dos servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), agendada para o dia 12 de março foi cancelada pelo Ministério do Planejamento. Em ofício, a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) não justifica os motivos do cancelamento e nem aponta nova data para que a reunião aconteça. A atitude coloca servidores e seus representantes no GT em alerta. A Condsef vai cobrar respostas do Planejamento. A entidade quer assegurar a manutenção da reunião e do calendário previsto desde a instalação do GT do Ibama. Nesta quinta, esperava-se que fosse apresentada avaliação do Planejamento sobre propostas e questões levantadas pelos servidores do Ibama para melhorar o Plano de Carreira da categoria.

O GT do Ibama foi instalado já com cerca de seis meses de atraso. Com a demora, desde o início a Condsef cobrou agilidade nas discussões que envolvem reestruturação de carreira do Ministério do Meio Ambiente, Ibama e Instituto Chico Mendes. Na época, o Planejamento informou que pretendia concluir os trabalhos em 180 dias. A Condsef argumentou dizendo que, se trabalhasse de forma correta, o GT poderia ser concluído em até 90 dias.

Os servidores não pretendem abrir mão desse prazo e acreditam que não devem sofrer as conseqüências já que a demora para instalar o GT foi provocada pelo próprio governo.

Descaso se repete
O mesmo tratamento, considerado descaso do governo, foi dado recentemente aos servidores do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes). Inconformada com sucessivos cancelamentos de reunião, a categoria vem, inclusive, discutindo o retorno de greve interrompida no ano passado para assegurar que os acordos firmados e ainda não cumpridos sejam garantidos pelo governo.

Os servidores do Ibama devem ficar atentos e mobilizados. A pressão da categoria será fundamental para garantir que acordos sejam firmados e direitos respeitados.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef