.

Atividade contou com a presen�a de diversos setores que j� aderiram � greve nacional por tempo indeterminado. Em Goi�s, seguem em greve por tempo indeterminado os servidores do Minist�rio do Desenvolvimento Agr�rio (MDA); do Incra; da Secretaria Especial de Sa�de Ind�gena (Sesai); do n�cleo do Minist�rio da Sa�de (cedidos ao Estado e aos munic�pios); da Comiss�o Nacional de Energia Nuclear (Cnem); do DNPM e das Ag�ncias Reguladoras Anvisa e Anatel.

Servidores p�blicos federais liderados pelo Sintsep/GO e pelo SINT-IFESgo realizaram na manh� desta quarta-feira, dia 25, na Pra�a do Bandeirante (centro de Goi�nia) um ato p�blico reivindicando abertura de negocia��es entre governo e trabalhadores. Clique aqui para conferir as fotos.

Descontentes com a falta de perspectivas apontadas pelo governo Federal, que tem se recusado a estabelecer uma proposta razo�vel de reajuste para os diversos setores do Executivo, os servidores distribu�ram bananas � popula��o, simbolizando o descaso do governo com a pol�tica salarial dos trabalhadores e, consequentemente, com a qualidade do servi�o p�blico oferecido � popula��o. �A banana � para amenizar a fome de quem passa na pra�a do Bandeirante e para mostrar � sociedade como � que o governo tem tratado os servidores p�blicos federais�, apontou o presidente do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues.

A atividade contou com a presen�a de diversos setores que j� aderiram � greve nacional, por tempo indeterminado, como professores universit�rios, servidores t�cnico-administrativos e do n�cleo do Minist�rio da Sa�de, bem como dos �rg�os: Funasa, DNPM, Anatel, Anvisa, Cnem, Incra, MDA e Sesai, entre outros.

Setores da sociedade civil organizada como sindicatos (Sindsa�de/GO), entidades ligadas a trabalhadores da Comurg, ao movimento de mulheres negras � al�m do deputado Estadual Mauro Rubem (PT-GO) � engrossaram as manifesta��es, cobrando respostas e encaminhamentos �s demandas dos servidores por parte do governo Federal.

Os movimentos e entidades utilizaram o espa�o tamb�m para protestarem por mais seguran�a no Estado de Goi�s, pelos direitos das mulheres negras (j� que no dia 25 de julho comemora-se Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha) e pelo retorno de 30 trabalhadores da Comurg que foram demitidos injustamente pela empresa goianiense � na atual administra��o � ap�s protestarem por condi��es m�nimas de trabalho e reajuste salarial.

Desde o in�cio do ano diversas categorias do servi�o p�blico federal est�o em greve. At� o momento, o Minist�rio do Planejamento, Or�amento e Gest�o apresentou propostas concretas aos docentes � duas, no total, que j� foram inclusive recusadas. Para os outros setores a data marcada seria, a princ�pio, 31 de julho.

Al�m do Sintsep/GO e do SINT-IFESgo, protagonizaram o ato a Assincra/GO, a Fasubra, a Assemda/GO e o Sindag�ncias. Em Goi�s, seguem em greve por tempo indeterminado os servidores do Minist�rio do Desenvolvimento Agr�rio (MDA); do Incra; da Secretaria Especial de Sa�de Ind�gena (Sesai); do n�cleo do Minist�rio da Sa�de (cedidos ao Estado e aos munic�pios); da Comiss�o Nacional de Energia Nuclear (Cnem); do DNPM e das Ag�ncias Reguladoras Anvisa e Anatel.