.

Servidores de Goiás e mais 12 estados (CE, PR, SC, DF, RJ, MT, AC, TO, SE, BA, PE, RS, GO) participaram do Encontro Nacional dos servidores do Ministério da Agricultura (MAPA), ocorrido nesta sexta-feira (14), em Brasília, na sede da Condsef. A categoria discutiu o plano de lutas que será seguido ao longo de 2009. As atividades para 2008 continuam fazendo parte da agenda. Até o dia 26 de novembro, o governo deve editar todas as portarias dos grupos de trabalho (GT´s) negociados, entre eles está o dos administrativos do MAPA. No GT, a Condsef vai defender a igualdade salarial entre Técnicos de Inspeção, Fiscais e Técnicos Administrativos. As decisões tomadas durante o encontro serão encaminhadas a autoridades do governo e parlamentares.

No encontro, foi elaborado documento que deve ser apresentado ao Ministério do Planejamento. Nele serão detalhados o cenário e diagnóstico atual do MAPA que servirá como ponto inicial de discussão para o grupo de trabalho.

Esta semana a Condsef esteve com Nelson Suassuna Moita, representante do Ministério da Agricultura, para reforçar a importância do envolvimento de toda a direção do MAPA na luta dos técnicos administrativos. Suassuna reafirmou o compromisso do setor de RH com a pauta dos servidores.

Também na quinta (13) foi entregue um abaixo-assinado na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. O trabalho parlamentar surtiu efeito e garantiu uma audiência entre a Condsef, representantes dos servidores e o presidente da Comissão, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). A audiência está marcada para terça-feira, 18.

Na oportunidade os servidores vão solicitar a convocação de uma audiência pública com os ministérios do Planejamento e Agricultura. As entidades filiadas à Condsef também devem reforçar nos estados o pedido de audiência pública.

Assembléias e mobilização
Os servidores administrativos da Agricultura nos estados devem estar preparados e atentos ao andamento do GT. No encontro, foi entregue aos representantes dos estados cópia da proposta de Plano de Carreira do MAPA, elaborada pela Mesa Setorial do Ministério. Todos devem discutir em assembléias o projeto e apresentar propostas à Condsef, por meio do departamento de Agricultura (DARA).

Pressão em 2009
Uma força tarefa está programada para vir a Brasília entre os dias 31/03 e 03/04 de 2009. Nesse período a categoria vai pressionar parlamentares e governo a atender reivindicações urgentes. Ao final do processo uma plenária deve ser realizada. Na ocasião a categoria discute os rumos das negociações e a possibilidade e necessidade de deflagrar uma greve em todo o país.

Unidade fundamental
A Condsef lembra que para alcançar essa reivindicação histórica dos técnicos administrativos do MAPA, a unidade será fundamental. “Esse é o momento de unir esforços em torno de um objetivo em comum”, disse Josemilton Costa, secretário-geral da Confederação. Para a entidade, o único caminho possível para aprovação das propostas que serão defendidas pela categoria é a unidade. “Para isso os servidores devem buscar apoio nas entidades filiadas à Condsef, onde tudo será feito para defender os interesses de nossa base”, completou Costa.

Fonte: Sintsep/GO com Condsef