.

A Condsef esteve no Ministério do Planejamento na sexta-feira (12), onde foi buscar informações e cobrar a implantação imediata dos reajustes contidos na MP 441. Todos os 350 mil servidores atendidos pelas MPs esperam que os contracheques de setembro tragam retroativos a julho, garantidos em acordo. O coordenador de Negociação e Relações Sindicais, Nelson Freitas, disse que o Planejamento deveria confirmar esta informação nesta segunda (15). A dificuldade estaria na necessidade de rodar três folhas (julho-agosto-setembro), realizar contas, para daí então rodar a quarta folha contendo o reajuste com retroativos. O Serpro trabalha na perspectiva de atender as expectativas dos servidores. A Condsef aproveitou a ida ao Planejamento para confirmar uma agenda de reuniões.

A entidade cobrou também a instalação imediata de grupos de trabalho (GTs) que ficaram garantidos nos acordos de diversas categorias. Servidores do Inmetro, Fazenda e AGU, que confirmaram quebra em seus acordos, cobram uma solução para os problemas encontrados. No dia 23, terça-feira, a Condsef volta ao Planejamento onde discute a pauta de reivindicações dos administrativos fazendários. Dia 29, segunda, é a vez dos representantes do Inmetro e administrativos da AGU serem recebidos.

MAPA
A Condsef também quis saber sobre a instalação do GT para discutir solução para os abismos salariais dentro do Ministério da Agricultura (MAPA). Os administrativos do órgão reivindicam a reestruturação da carreira e criação de uma gratificação específica. O Planejamento não garantiu reunião para setembro e apontou uma possível data para discutir a questão no início de outubro. A Condsef vai continuar pressionando para garantir o atendimento das demandas emergenciais da Agricultura.

Ainda nesta semana, a Condsef debate com o Planejamento questões ligadas ao Ibama, no dia 16, e ao Ministério da Justiça, dia 17. No dia 24, quarta, a entidade participa ainda de uma reunião do Sistema Nacional de Negociação Coletiva no Setor Público.

Todas as ações da Condsef estão voltadas para buscar o cumprimento de acordos negociados e firmados com o governo. “Não reivindicamos nada além do que foi assegurado. É só o que estamos cobrando”, afirmou o secretário-geral da entidade, Josemilton Costa, sobre a pressão e as reivindicações feitas ao Planejamento.

Confira calendário de reuniões confirmadas

:: 16/09 (terça-feira) – Ibama
:: 17/09 (quarta-feira) – Ministério da Justiça
:: 23/09 (terça-feira) – Ministério da Fazenda
:: 24/09 (quarta-feira) – Sistema Nacional de Negociação Coletiva no Setor Público
:: 29/09 (segunda-feira) – Inmetro e administrativos da AGU

Fonte: Sintsep/GO com Condsef