Frente ao impasse, assessorias jurídicas das entidades representativas da categoria se reúnem nessa sexta, 22/1, para avaliar procedimentos legais a serem adotados. Discussão foi levada ontem pelo Sintsep-GO aos trabalhadores da Ebserh em Goiás

Em reunião por videoconferência nessa terça-feira, 20/1, representantes da Ebserh informaram que não conseguiram autorização junto à Sest/Ministério da Economia para modificar cláusulas que impõe reajuste 0 (zero) aos salários e benefícios dos empregados, nem da proposta que muda a base de cálculo da insalubridade e pode gerar uma redução de até 27% nas remunerações. Com a manutenção desses impasses, a administração da empresa informou às entidades sindicais e à comissão nacional dos empregados que entrará com processo de mediação do ACT 2020/2021 junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Diante da situação, as assessorias jurídicas que acompanham o processo de negociação da categoria se reúnem nessa sexta, 22/1, com o objetivo de avaliar os procedimentos legais que podem ser adotados nesse caso. A discussão foi levada ontem (21/1) aos trabalhadores da Ebserh em Goiás, pelo Sintsep-GO, em assembleia por vídeo com o vice-presidente do sindicato e diretor da Condsef/Fenadsef, Gilberto Jorge Cordeiro. Participaram da atividade 22 trabalhadores da empresa, além do advogado do Sinsep-GO, Welton Marden.

“Todos os impasses da reunião nacional foram repassados à nossa base, que ficou bastante indignada. Em nível nacional, vamos acompanhar o desdobramento da negociação com a Condsef/Fenadsef. Em nível local, além da negociação do ACT, o sindicato vai solicitar à direção da empresa a vacinação de todos os trabalhadores contra a Covid-19. Vamos enviar ofício e marcar uma reunião para tratar desse assunto”, informou Gilberto.

Nacional
Como as justificativas da empresa sobre a questão dos reajustes e da insalubridade já foram rejeitadas pela categoria é importante que todos os passos e tratativas do ACT continuem sendo acompanhados de perto pelos empregados. Esse processo é fundamental inclusive no preparo e construção de mobilizações para assegurar que a gestão da Ebserh respeite os direitos dos empregados conquistados com muita luta. Vale ressaltar que a administração da Ebserh segue se negando a dialogar o conjunto das 65 cláusulas apresentadas pela categoria e mantém rejeição a 52.

Covid-19
Na reunião, os representantes dos empregados solicitaram que a gestão da Ebserh convoque uma reunião urgente da Mesa Nacional de Negociação Permanente para buscar solução aos diversos problemas que a categoria tem enfrentado durante a pandemia da Covid-19. Não existe garantia de vacina ao corpo funcional da Ebserh e as condições de trabalho seguem inadequadas. Além disso, a categoria quer que a empresa reavalie a convocação de empregados do grupo de risco que estão sendo chamados ao trabalho presencial.

Nessa lista estão gestantes, lactantes e empregados com idade acima de 60 anos, bem como portadores de doenças crônicas e imunodepressivas. A gestão da Ebserh se comprometeu a conversas com setores técnicos da empresa e agendar uma reunião para fevereiro.

Sintsep-GO com Condsef/Fenadsef