.

Ap�s in�meras manifesta��es e idas � Bras�lia para negociar com governo, Sintsep-GO comemora avan�o para servidores(as) do Executivo

A portaria que determinou o t�o esperado reajuste do aux�lio-alimenta��o, negociado com o governo Federal pelo Sintsep-GO, pela Condsef e pelais demais entidades afiliadas � Confedera��o finalmente foi assinada nesta ter�a-feira (9) pelo Ministro do Planejamento, Or�amento e Gest�o, Paulo Bernardo. Com isso, servidores(as) de Goi�s – e de todo o pa�s – passam a receber o valor de R$ 304,00 � t�tulo de aux�lio-alimenta��o, e n�o mais R$ 126,00.

A dire��o do Sintsep-GO considerou o reajuste do aux�lio-alimenta��o um avan�o para o servidor p�blico. “O fato do benef�cio ter sido reajustado em mais de 100% representa um marco. Da mesma forma que a unifica��o dos valores em todo o pa�s unifica tamb�m nossa luta futura, pela melhoria deste quantitativo. N�s ainda n�o atingimos o patamar que desejamos – a isonomia entre os tr�s poderes – e vamos continuar reivindicando isso nas negocia��es. Mas consolidamos um ponto importante, preparando o terreno para novos avan�os”, apontou o presidente da entidade, Ademar Rodrigues.

De acordo com o presidente, muitos n�o acreditavam que o reajuste – que havia sido acordado com o governo pelas entidades – iria ser cumprido. “Apesar de ter havido um endurecimento maior do Executivo em rela��o �s negocia��es e aos acordos firmados – descumprimento de alguns e cumprimento em partes de outros – a press�o e a mobiliza��o dos servidores fez a diferen�a. Especialmente do(a) servidor(a) ativo e aposentado de Goi�s, o que mostra que nossas idas � Bras�lia e nossas manifesta��es, seja em Goi�nia, seja na capital federal n�o foram em v�o”, afirmou Ademar.

Em rela��o �s demais negocia��es em andamento, Ademar chama aten��o para a continuidade da mobiliza��o dos(as) trabalhadores(as). “Por se tratar de ano eleitoral temos prazos apertados para definir pontos importantes com o governo, principalmente em rela��o � constru��o das carreiras, e de seus respectivos planos. Avan�os em rela��o � gratifica��es, aux�lio-alimenta��o e aumento na co-participa��o dos planos de sa�de s�o muito importantes, mas n�o garantem, por exemplo, uma aposentadoria mais segura para o(a) servidor(a) – ao passo que negociar planos de carreira influencia diretamente a vida dos servidores ativos e tamb�m dos aposentados. N�o podemos perder o pique neste momento. Ap�s tantas vit�rias consolidadas, precisamos avan�ar al�m da discuss�o de tabelas para, de fato, discutir nossas carreiras”, refor�ou o sindicalista.