:: Conab
Em meio aos impasses que levaram a prorrogação pela 35ª do ACT dos empregados da Conab, a empresa ainda não assinou contrato com a Geap como havia sinalizado de modo unilateral. Fruto da luta dos empregados por meio de suas entidades Asnab, Fenadsef e Fisenge, o assunto continua pendente, mas não há decisão da Companhia sobre desistir ou não desse contrato.

A categoria deve continuar discutindo em reuniões, assembleias e nas negociações com a empresa a respeito do tema. A expectativa é a de que todos os gestores continuem trabalhando para renovar e ampliar os convênios com hospitais e clínicas. O objetivo é fortalecer o SAS (Sistema de Assistência à Saúde) para que a situação se encaminhe da forma mais favorável possível.

Os empregados seguem mobilizados e cobrando mais respeito e transparência em torno de temas tão importantes como a assistência à saúde e a reestruturação da Conab.

:: Funai
No último dia 23/7, servidores da Funai realizaram plenária nacional, que definiu, entre os principais encaminhamentos, a preparação de um ato nacional no dia 9/8, regionalizado, em articulação com os movimentos indígenas locais, demais entidades da sociedade civil e lideranças políticas, exigindo a mudança de orientação da Funai – de uma Funai anti-indígena a uma Funai indigenista. 

Além disso, várias ações foram definidas junto ao Congresso Nacional. São elas:

  • Indicar a melhor data para a realização de audiência pública junto às Comissões Externas;
  • Articular observador externo (membro do MPF de Tabatinga e de entidade sindical do AM) para acompanhar a visita técnica do Coordenador Geral de Gestão de Pessoas da Funai à região do Vale do Javari, para apoiar as pautas de segurança e movimentação dos servidores;
  • Realização de Audiência da Comissão Externa com o Ministro da Justiça;
  • Realização de Audiência Pública com servidores e servidoras da Funai para discorrer sobre o Dossiê Funai Anti-Indígena e sobre os demais ataques à política indigenista e condições de trabalho dos servidores do órgão;
  • Previsão de ampliação do escopo da Comissão que acompanha as violações de direitos ao Povo Indígena Yanomami, no intuito de formar uma comissão externa mais ampla onde caiba qualquer tipo de investigação nos demais territórios indígenas no país;
  • Articular apoio da Frente Parlamentar Mista Ambientalista, Assembleia Mundial da Amazônia e do Fórum Nacional da Natureza, para agregar os vários segmentos da sociedade organizados nesses espaços.

:: Intoxicados
Em reunião da Comissão Nacional dos Intoxicados com a Condsef/Fenadsef e com a direção da Funasa, o órgão, por meio de suas representantes, Ana Paula Martins (Coordenação Geral de Gestão de Pessoas e Recursos Logísticos), Ellen Lima de Castro (Coordenação de Legislação Seleção e Desenvolvimento de Pessoas), deixou claro que é contrário à PEC 101. As gestoras afirmaram que farão defesa contra a matéria por entenderem que “não existe intoxicação, que tem laudos técnicos defendendo esse ponto, e que em todos os processos contra a instituição este tem sido o posicionamento da instituição”.

A direção da Condsef/Fenadsef informou que a reunião não foi convocada para se debater o mérito da PEC 101. Na Comissão Especial, no Congresso, é que serão debatidas as questões, e, nesse momento, a Confederação fará a defesa dos trabalhadores, com toda a argumentação técnica.

Força tarefa – Dando continuidade à estratégia de convencer os parlamentares sobre a importância da aprovação da PEC 101/2019, a Condsef/Fenadsef está convocando todas as suas afiliadas a participarem de força-tarefa no Congresso Nacional, entre os dias 1º e 5/8, pela aprovação da Emenda Constitucional.

Sintsep-GO com informações da Condsef/Fenadsef