.

A novela “Caminho das Índias” vem trazendo para o vocabulário diário do brasileiro novos termos e expressões importadas da Índia. Nesta quarta-feira, 17, servidores civis de Órgãos Militares que vieram a Brasília participar das atividades de pressão que reuniram quase 8 mil manifestantes na Esplanada dos Ministérios, se apropriaram de uma dessas expressões popularizadas pela novela das oito. Em frente ao Ministério da Defesa, a categoria, apoiada por outros setores, protestou contra a situação de injustiça instalada no setor depois que um plano de cargos excluiu servidores que executam as mesmas funções administrativas. Durante o protesto, a servidora do órgão, Maria de Lourdes Silva, diretora do Sindsep-MG e titular do Departamento do Pessoal Civil dos Órgãos Militares (DOMC), da Condsef, resumiu o sentimento de indignação da categoria comparando a situação dos servidores a dos “dalits”, pessoas consideradas inferiores, intocáveis, no sistema de castas hindu. “Não queremos ser os dalits do serviço público e hoje estamos sendo tratados como poeira pelo governo”, disse.

A declaração acirrou os ânimos dos manifestantes que, com o protesto, conseguiram fazer com que uma comissão de servidores formada por representantes da Condsef e suas filiadas, fosse recebida pelo comandante Cheverry Rodrigues Netto e diretor de administração, Fernando Bauer. Durante o encontro, o secretário-geral da Condsef, Josemilton Costa, entregou ofício com as reivindicações do setor. A Condsef solicitou apoio dos gestores do Ministério da Defesa para que uma audiência seja agendada com o ministro Nelson Jobim. Os civis de órgãos militares querem o mesmo apoio que o ministro oferece aos servidores militares. Os civis não vêem motivo para que sejam tratados com diferença já que executam tarefas essenciais para o funcionamento do Ministério da Defesa.

Demandas receberam apoio
Além de cobrar uma solução para os servidores lotados no PGPE, a Condsef cobra também a tabela salarial que deve ser implantada em 2010 para servidores do PCCTM. A tabela está garantida pelo governo em acordo. O movimento de pressão da categoria rendeu frutos positivos. Bauer e o comandante Cheverry manifestaram apoio à pauta de reivindicações do setor, considerando justas todas as demandas levadas pelos representantes da categoria. A expectativa é de que nos próximos dias uma audiência com o ministro Jobim seja confirmada.

Sintsep-GO, Condsef e demais entidades seguem pressionando pelo cumprimento dos acordos firmados com os civis de órgãos militares e defendendo atendimento da pauta emergencial do setor. A mobilização da categoria deve ser mantida e ampliada em todos os estados. O poder de pressão será fundamental para arrancar as vitórias necessárias para o setor.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef