.

Cerca de 1.500 servidores de Goi�s e de todo o Brasil tomaram conta da Esplanada dos Minist�rios nesta quarta-feira, 19. Protesto rende audi�ncia com secret�rio e retorno das demandas dos servidores � ordem do dia

Resistindo ao sol forte e ao ar seco de Bras�lia, na quarta-feira, 19, servidores de Goi�s e de todo o Brasil – cerca de 1.500 no total – realizaram ato em defesa de acordos e compromissos firmados pelo governo. O objetivo era conseguir uma audi�ncia com o ministro Paulo Bernardo. No entanto, segundo informado, o ministro est� fora de Bras�lia, no Rio de Janeiro. Sem desistir, a categoria continuou pressionando at� que uma comiss�o formada por integrantes do Sintsep-GO e da Condsef, acompanhada do deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO), foi recebida pelo secret�rio-executivo gabinete do ministro, Jo�o Bernardo Bringel. At� tarde, o deputado federal Carlos Santana (PT-RJ) tamb�m foi prestar apoio aos servidores. Uma reuni�o acabou sendo agendada com Bringel para sexta, 21, at�as 8h30. Nesta quinta, a Condsef vai encaminhar, a pedido do secret�rio, o levantamento completo dos acordos que ainda n�o foram cumpridos pelo governo. Os servidores seguem defendendo garantia de verba suficiente na Lei Or�ament�ria Anual (LOA) para que nenhuma categoria sofra rompimento de acordo.

A Condsef tamb�m est� buscando uma reuni�o para esta quinta-feira, 20, com o relator da LOA, deputado federal Geraldo Magela (PT-DF). A inten��o � levar tamb�m ao deputado o levantamento dos acordos firmados com todos os setores da base da Confedera��o e ainda n�o cumpridos. Dados preliminares apontam que apenas 40% do que foi negociado com os servidores foi cumprido at� agora.

Servidores no limite
A reuni�o desta sexta ser� decisiva para definir os rumos do processo de negocia��o com o governo. Os servidores j� est� no seu limite. Diversos setores falam na necessidade de dar in�cio a um forte movimento grevista para arrancar do governo os compromissos feitos ao longo do ano passado.

Os manifestantes, que enfrentaram condi��es clim�ticas adversas, tiveram ainda que lidar com um forte esquema de seguran�a que impedia a entrada nas depend�ncias do Minist�rio do Planejamento. Muitos sofreram; em especial servidores aposentados, pois n�o podiam sequer usar os banheiros. Incomodado, um grupo de servidores partiu para frente do minist�rio na tentativa que conseguir entrar por alguns minutos.

Tratamento incomodou
Diretores da Condsef conseguiram negociar com policiais – que barravam a entrada – e um esquema garantiu o acesso daqueles servidores ao p�tio que, diga-se de passagem, é p�blico. O tratamento truculento dado aos manifestantes incomodou e acirrou ainda mais os ânimos.

N�o fosse a manifesta��o desta quarta, considerada positiva pela Condsef, a agenda dos servidores n�o teria voltado � ordem do dia. As entidades filiadas � Condsef permanecem atentas, trabalhando na mobiliza��o da base. Al�m disso, o momento � de aten��o total � agenda do Congresso Nacional, prazos determinados por lei e regras que envolvem processo eleitoral em 2010. Neste momento, tudo pode afetar o cumprimento de acordos com os servidores. Por isso, a categoria deve estar preparada a reagir e exigir o atendimento de suas principais reivindica��es.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef