.

A CUT (Central �nica dos Trabalhadores), entidade da qual a Condsef � filiada, promoveu uma mobiliza��o de trabalhadores nesta quarta-feira, dia 4, e conseguiu interromper novamente a sess�o na C�mara dos Deputados que votaria o projeto de lei (PL) 4330/04, conhecido como PL da terceiriza��o. A entidade promete organizar uma mobiliza��o ainda maior na pr�xima semana na Comiss�o de Constitui��o e Justi�a (CCJ), onde o PL aguarda para ser votado. O objetivo � barrar de vez o projeto que amplia a precariza��o e amea�a direitos de milhares de trabalhadores de carteira assinada. Alguns parlamentares chegaram a deixar o Congresso Nacional e se juntaram aos trabalhadores que protestavam do lado de fora da Casa.

O cancelamento da vota��o foi comemorado pelos manifestantes. Ao que tudo indica, um acordo entre l�deres partid�rios pode determinar que o PL deixe a comiss�o e siga direto para vota��o no plen�rio da C�mara na pr�xima ter�a-feira, 10. A luta contra o PL 4330/04 tem respaldo, inclusive, em estudos promovidos pela CUT e o Dieese. Tais estudos mostram que um trabalhador terceirizado fica em m�dia 2,6 anos a menos no emprego, tem uma jornada de trabalho maior e ganha 27% menos que um trabalhador de carteira assinada. Al�m disso, um levantamento mostra que a cada 10 acidentes de trabalho, 8 acontecem entre terceirizados que, sem v�nculos empregat�cios, costumam ficar sem qualquer dos direitos assegurados por lei.

Outras centrais tamb�m est�o unidas na luta contra o PL da terceiriza��o que est� pronto para ser votado desde maio. A press�o dos trabalhadores vem sendo fundamental para garantir que o projeto n�o seja aprovado, aprofundando ainda mais a precariza��o das condi��es de trabalho e rela��es entre empregados e empresas. Outro dado divulgado pelo Tribunal Superior do Trabalho mostra que das empresas que formam um ranking com maior n�mero de processos julgados nos tribunais trabalhistas no Brasil, seis s�o do setor de terceiriza��o.

Terceiriza��o no setor p�blico
Na mesma medida em que � prejudicial ao setor privado, a terceiriza��o � fortemente combatida no setor p�blico pela Condsef e outras entidades representativas dos servidores. O pr�prio Tribunal de Contas da Uni�o (TCU) j� determinou in�meras vezes a substitui��o de trabalhadores terceirizados por concursados na administra��o p�blica. Um problema que agrava as distor��es no setor p�blico e prejudica diretamente a popula��o que necessita de atendimento. Portanto, toda luta contra a terceiriza��o � uma luta da qual todos os trabalhadores, seja do setor p�blico ou privado, devem participar.

Fonte: Condsef