.

Em mais duas reuni�es, a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Minist�rio do Planejamento segue refor�ando o discurso de que o governo n�o discutir� reestrutura��o de carreiras este ano. Apenas ajustes devem ser feitos, voltou a dizer a SRH � Confedera��o dos Trabalhadores no Servi�o P�blico Federal (Condsef). INPI, Inmetro e Embratur foram as categorias a ouvir a negativa do governo em discutir a necess�ria reestrutura��o de suas carreiras. A Condsef chegou a protocolar uma proposta de carreira para os trabalhadores da Embratur. Apesar de afirmar que n�o pode debater o tema, a proposta foi acolhida pela SRH que disse ir� discuti-la internamente. INPI e Inmetro est�o com nova reuni�o agendada na SRH para o dia 8 de junho. Um dos objetivos ser� discutir ajustes que podem ser realizados nos dois setores.

Outros temas foram tratados como a implanta��o de gratifica��o de qualifica��o (GQ). O assunto continua sendo intensamente discutido junto a SRH e envolve v�rios setores da base da Condsef. Na reuni�o da Embratur, foi solicitada ainda a abertura de concurso para fortalecer a for�a de trabalho do setor. Em contato com a Secretaria de Gest�o, respons�vel pelo assunto, a Condsef recebeu a informa��o de que n�o h� como ouvir demandas dos trabalhadores, pois um edital j� foi autorizado e n�o pode ser alterado.

Gratifica��es
Em comum, servidores do INPI, Inmetro e Embratur buscam junto � SRH a necessidade de alterar regras nas gratifica��es implantadas em seus contracheques. No caso da Embratur, a GEDATUR, ainda sem regulamenta��o, vem sendo repassada aos servidores ativos em 60 pontos. Para demais setores da Condsef este valor foi estipulado em 80 pontos at� que as gratifica��es sejam regulamentadas. A SRH deve analisar o caso. No processo de regulamenta��o devem ser desenvolvidos mecanismos de avalia��o que poder�o levar o servidor a receber at� 100 pontos do benef�cio. At� l�, a retroatividade do pagamento desta diferen�a de 20 pontos que os servidores da Embratur n�o v�m recebendo tamb�m deve ser objeto de an�lise da SRH.

Al�m de buscar altera��es na forma de avalia��o a que s�o submetidos, servidores do INPI e Inmetro buscam ainda a regulamenta��o da progress�o funcional e promo��o na carreira. Hoje, em uma gratifica��o que pode chegar a 100 pontos, 40 deles s�o reservados para avalia��o institucional e 60 para desempenho individual. Os servidores buscam altera��o desses percentuais como acontece em outros setores onde 80 pontos s�o para avalia��o institucional e 20 de desempenho individual.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef