.

Servidores civis de órgãos militares fazem em Brasília, nesta terça-feira (26), uma atividade de pressão em busca de inclusão no Plano de Cargos da Carreira de Tecnologia Militar (PCCTM). A Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), que participa de um grupo de trabalho (GT) criado para debater a inclusão dos servidores no PCCTM, organiza a atividade, em conjunto com suas filiadas. Caravanas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e representações de diversos estados já estão confirmadas. A Condsef espera que o ato, que está ocorrendo desde às 9h, provoque avanço nas discussões e o governo traga algo de concreto para ser debatido com a categoria.

Em maio deste ano, a Condsef apresentou ao Ministério do Planejamento uma proposta que inclui servidores civis lotados em órgãos militares no PCCTM. Hoje, esses servidores fazem parte do chamado Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) e ficaram de fora do PCCTM quando ele foi criado em 2006. A exclusão desses servidores foi considerada equivocada. As funções desenvolvidas pelos que ficaram de fora em nada diferem daquelas dos que de início foram incluídos no plano. Ao contrário, a situação acabou gerando uma disparidade no quadro de funcionários civis dos órgãos militares que agora precisa ser corrigida.

Junto com uma exposição de motivos para a inclusão desses servidores a Condsef apresentou uma proposta de reestruturação da tabela salarial do PCCTM. A Condsef conta com apoio de gestores do Comando da Marinha e também do Ministério da Defesa. Diante das justificativas apresentadas, os representantes dos órgãos têm se mostrado favoráveis à proposta de inclusão dos servidores civis no PCCTM.

Fonte: Sintsep com informações da Condsef