.

Em 17 estados, incluindo Goi�s, os servidores do Minist�rio do Trabalho e Emprego (MTE) seguem com atividades paralisadas por tempo indeterminado. O balan�o do movimento a partir desta segunda-feira, 19, aponta para ades�o de novos estados. O movimento de mobiliza��o, interrompido em 14 de dezembro, foi retomado, pois o governo n�o cumpriu com o combinado quando os servidores retornaram suas atividades. Na �poca, o Minist�rio do Planejamento havia se comprometido a iniciar um processo negocial que terminaria no dia 22 de fevereiro com a apresenta��o de uma proposta formal para a categoria. Mesmo depois de adiar o prazo para o dia 29 de mar�o, uma proposta acabou n�o sendo apresentada e a categoria decidiu pela retomada da mobiliza��o. Atr�s de uma solu��o para este conflito a Condsef busca uma reuni�o no Planejamento.

A expectativa � de que j� na pr�xima semana um di�logo tenha in�cio para tentar dar continuidade �s negocia��es e buscar o atendimento das reivindica��es urgentes da pauta dos servidores. Enquanto isso, a mobiliza��o da categoria vai ampliando e ganhando for�a nos estados. Desde esta segunda-feira, 19, est�o confirmadas ades�es dos seguintes estados: BA, CE, MA, PE, PI, SE, AC, AP, TO, DF, GO, ES, MG, RJ, SP, PR e RS.

Os servidores defendem a implanta��o de uma carreira necess�ria para reestruturar o setor e destacam a disparidade entre tabelas salariais de outros �rg�os, comparada � situa��o do MTE. Hoje, pouco mais de 5 mil servidores ativos s�o respons�veis pelo atendimento direto de milh�es de trabalhadores brasileiros. Al�m de desvalorizada, esta m�o de obra � insuficiente para funcionamento adequado do setor. Dados apresentados � SRH j� mostraram e provaram a necessidade de reestrutura��o urgente do setor que passa pela implanta��o de uma carreira espec�fica.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef