.

Apesar de amea�as e corte de ponto promovido pelo Governo, servidores em Goi�s do Ibama, Incra, MTE, Cnem e SPU permanecem firmes na mobiliza��o

A not�cia publicada ontem (27), no Correio Braziliense, referente ao corte de ponto promovido pelo Governo a servidores do Ibama em greve, bem como a repres�lia aos trabalhadores(as) do Minist�rio do Trabalho e Emprego do Cear� – que tiveram seus pontos dos dias 18 e 19 de mar�o cortados – ao inv�s de reprimir, tem provocado efeito inverso nas mobiliza��es. Os(as) trabalhadores(as) come�am a enxergar que, por tr�s destes atos, est� o medo do desgaste provocado pelas movimenta��es dos servidores, o que tem fortalecido as paralisa��es.

Em Goi�s, a Superintend�ncia do Incra j� recebeu of�cio da Diretoria de Gest�o Administrativa do �rg�o, solicitando que sejam informados os nomes dos grevistas que ocupam cargos em comiss�o e determinando que seja apontado, no ponto dos(as) trabalhadores(as) paralisados, FALTA POR GREVE.

No entanto, apesar das repres�lias, o Sintsep-GO relembra ao governo que foi o pr�prio Secret�rio de Recursos Humanos do Minist�rio do Planejamento, Or�amento e Gest�o, Duvanier Ferreira, que solicitou que os servidores entrassem em greve, reafirmando que o governo n�o reconheceria nenhum dos acordos, nem daria prosseguimento �s negocia��es iniciadas ao longo de 2009.

O que est� ocorrendo, tanto em Goi�s quanto em n�vel nacional, � a resposta de trabalhadores(as) que foram afrontados n�o somente em sua boa-f� e sua confian�a, mas tamb�m em sua dignidade. Neste sentido, o Sintsep-GO traz abaixo um painel da greve no estado, at� o momento, com alguns atos j� marcados at� o final da semana.

�RG�OS E SETORES GREVISTAS EM GOI�S:

-INCRA: Paralisado desde o dia 15 de abril. Servidores participam, nesta quinta-feira (29), �s 14 horas, na Assembl�ia Legislativa do lan�amento da 3� edi��o do caderno “Conflitos no Campo”, atividade promovida pelo Deputado Estadual Mauro Rubem (PT-GO). Reivindicam do governo as seguintes quest�es: revis�o da carreira dos servidores do Instituto Nacional de Coloniza��o e Reforma Agr�ria � INCRA, com pontos que objetivam a racionaliza��o de cargos, classes, padr�es, progress�o, promo��o, desenvolvimento, amplitude, gratifica��o de qualifica��o, avalia��o de desempenho e qualidade dos servi�os prestados e demais demandas da pauta de reivindica��es da categoria; bem como a retirada do projeto de lei complementar (PLP) 549/09, que congela os investimentos no setor p�blico brasileiro por quase duas d�cadas. Movimento est� crescendo em n�vel nacional, e tende a receber ades�es de outros Estados.

-MTE/SRTE-GO: Paralisado em 17 estados, inclusive Goi�s, desde o dia 13 de abril. Os servidores do Minist�rio do Trabalho e Emprego (MTE) seguem com atividades paralisadas por tempo indeterminado. O movimento de mobiliza��o, interrompido em 14 de dezembro, foi retomado, pois o governo n�o cumpriu com o combinado quando os servidores retornaram suas atividades. Na �poca, o Minist�rio do Planejamento havia se comprometido a iniciar um processo negocial que terminaria no dia 22 de fevereiro com a apresenta��o de uma proposta formal de Plano de Carreira para a categoria. Mesmo depois de adiar o prazo para o dia 29 de mar�o, uma proposta acabou n�o sendo apresentada e a categoria decidiu pela retomada da mobiliza��o. Os servidores pressionam por reuni�o com o Minist�rio do Planejamento e defendem a implanta��o de uma carreira necess�ria para reestruturar o setor e destacam a disparidade entre tabelas salariais de outros �rg�os, comparada � situa��o do MTE.

-CNEM: Paralisado em Goi�s desde o dia 13 de abril. Servidores reivindicam cumprimento dos acordos referentes ao �rg�o.

-Meio-Ambiente (MMA, Ibama, Instituto Chico Mendes e Servi�o Florestal Brasileiro): Paralisados em Goi�s desde o dia 09 de abril, os servidores da �rea ambiental buscam a reestrutura��o da carreira de especialista em Meio Ambiente. Governo apresentou proposta que inclui a possibilidade de estender para o n�vel intermedi�rio proposta de gratifica��o de qualifica��o e a possibilidade de enquadrar servidores do PGPE no Plano Especial de Cargos do Meio Ambiente mas que, a princ�pio, n�o foi aceita pelos(as) servidores(as). Na sexta-feira (30), eles promovem no centro de Goi�nia distribui��o de mudas de plantas do cerrado na Rua 10, Setor Universit�rio, em frente ao Posto Terra.

-SPU: Em greve no estado de Goi�s desde o dia 27 de abril, os servidores est�o fortes na luta pela reestrutura��o da carreira, do �rg�o e pelo realinhamento da Geap.