No TST, trabalhadores da Ebserh não aceitam proposta da empresa
Mudança de base de cálculo da insalubridade não é aceita por entidades, que querem negociar os demais pontos do Acordo Coletivo. Ebserh deve se manifestar novamente até 15/4. Acordo vigente foi prorrogado por mais 30 dias
O Sintsep-GO informa à sua base da Ebserh que, conforme ata da última reunião realizada entre as entidades representativas dos trabalhadores (Condsef/Fenadsef, CNTS, FNE e Fenam), direção da empresa e o Juiz Auxiliar da vice-presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Dr. Giovani Olsson, os trabalhadores aceitaram a prorrogação do ACT vigente por mais 30 dias, tendo em vista a falta de acordo com relação aos termos propostos pela Ebserh.
As entidades pontuaram ao Tribunal, em reunião unilateral, que “a mudança da base de cálculo da insalubridade não pode ser negociada em face de reiteradas manifestações dos trabalhadores, como direito contratual já incorporado ao patrimônio jurídico individual deles”, mas que mantêm, no entanto, “o compromisso de negociar as demais condições sociais e econômicas”.
Logo após, a Ebserh foi certificada pelo TST do teor da decisão das entidades, também em reunião unilateral, ficando de enviar novo posicionamento da empresa até o dia 15 de abril.
O Sintsep-GO ressalta que mantém a defesa irrestrita dos direitos conquistados pelos trabalhadores e que não aceitará nenhuma tentativa da empresa em reduzir salários ou retirar conquistas de sua base.
Clique aqui para conferir a íntegra da ata da reunião.