No dia 11/8, quinta-feira, o Sintsep-GO e as demais entidades representativas dos servidores federais, estaduais e municipais, além dos movimentos sociais, estudantis e da sociedade civil organizada, fortalecerão as atividades convocadas para a defesa da democracia e por eleições livres.

Em Goiânia, a concentração para o ato, que também clama pela defesa da Educação, ocorre na Praça Universitária, às 16h30. “Vale ressaltar que além de Goiânia, mais 20 capitais do Brasil já confirmaram atividades, além de algumas cidades do interior de Goiás. Esperamos que seja um ato forte, do ponto de vista político, para marcar posição em defesa da democracia, de eleições livres e dos investimentos em educação”, afirma Márcia Jorge, presidenta do Sintsep-GO.

Ainda no mês de agosto, o movimento feminista também pretende deixar sua marca com o “Ato Feminista em Defesa da Democracia e contra o Feminicídio”, marcado para o dia 13/8, sábado, a partir das 9 horas, na Praça do Botafogo. Após a concentração, está prevista caminhada pelas avenidas Anhanguera, Araguaia e pela Rua 4, no centro de Goiânia.

Jornada de Lutas
Seguindo o calendário nacional, a proposta do Fonasefe e da Condsef/Fenadsef é realizar ainda mais uma jornada de lutas, entre 29 de agosto e 2 de setembro, quando o Congresso Nacional promoverá um último esforço concentrado antes do início da campanha eleitoral propriamente dito (16 de agosto).

Nesse cenário haverá também a luta para que a PEC 32/20, da reforma Administrativa, que promove o desmonte dos serviços públicos, não avance como já declarou defender o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Ao longo desse trabalho no Congresso, servidores vão direcionar uma carta aos parlamentares onde cobram de deputados e senadores uma ação imediata que altere o cenário de desmonte do setor público. “A quem interessa o encolhimento do Estado e dos direitos básicos do povo brasileiro?”, questionam as entidades ligadas ao Fonasefe em um dos trechos do documento.

A carta lembra ainda que os votos que garantem os mandatos parlamentares são, em sua esmagadora maioria, daqueles que mais sofrem os efeitos desse cenário adverso. Vamos exigir que o orçamento da União garanta também os direitos já previstos em nossa Constituição. “Precisamos de parlamentares que olhem para a melhoria da sociedade brasileira”, destacam.

Sintsep-GO com informações da Condsef/Fenadsef