.

Programação do Dia Internacional da Mulher tem ocupação na Assembleia Legislativa, performances, palestras, panfletagens e muito mais. Se liga!

Cerca de 700 mulheres do campo e da cidade ocuparam nesta quarta-feira (7) a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) no que estão chamando de Movimento Contra o Capital e em Defesa da Democracia e da Soberania Nacional. Esta foi a maneira que encontraram para celebrar de forma crítica o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Elas estão realizando uma série de atividades para discutir a violência contra as mulheres e dar visibilidade às pautas políticas que afetam a classe trabalhadora do campo e da cidade, tais como:

– Por uma aposentadoria digna para todas as trabalhadoras e trabalhadores no campo e na cidade;
– Derrubada do veto do governador Marconi Perillo (PSDB) à Lei Dom Tomás Balduíno (19.998/18), que estabelece valor mínimo orçamentário para o Fundo de Agricultura Familiar e Camponesa;
– Reorganização imediata do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus), transformando-o em uma entidade tripartite, incluindo as organizações da agricultura familiar;
– Que o governo de Goiás regulamente de imediato a compra institucional de alimentos da agricultura familiar e camponesa;
– Construção e reforma de 10 mil unidades habitacionais no campo, com recursos do governo estadual;
– Regularização Fundiária;
– Anulação da Reforma Trabalhista;
– Compra de sementes da agricultura camponesa.

Palestras
Uma série de palestras ocorreram nesta quarta-feira, na Alego. Iêda Leal, vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT Goiás) e coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado (MNU) falou sobre a Realidade das Mulheres Negras. Antônia Ivaneide, a Neném, representante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) abordou a Realidade das Mulheres Camponesas no Brasil e Lúcia Rincón, do Centro Popular da Mulher e União Brasileira de Mulheres, falou sobre a Realidade das Mulheres Urbanas e a Questão da Violência.

Além disso, entre as atividades previstas estão também oficinas de agitação e propaganda, confecção de estandartes feministas, comunicação popular, combate à violência contra a mulher, batuque feminista, ciranda das crianças e teatro do oprimido.

Grande marcha
Com apoio do Sintsep-GO, nesta quinta-feira, 8 de março, será realizada uma grande marcha com apresentações de poesias, performances e batuque, a partir das 9 horas da manhã, saindo da ocupação da Assembleia Legislativa e seguindo pela Avenida Anhanguera.

Com informações da CUT Goiás e do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno